Processos de compra mais longos e públicos menores e mais específicos são desafios comuns para os profissionais de marketing B2B. Ao lidar diretamente com outras empresas, sua empresa precisa demonstrar grande expertise nas soluções que oferece, o que pode ser alcançado com uma boa estratégia de marketing de conteúdo.

Como você sabe, o cenário do marketing digital muda com extrema agilidade. Portanto, as marcas que mais alcançam sucesso são aquelas que rastreiam tendências e sabem abordar o cliente da forma mais adequada, o que inclui a escolha dos canais adequados e a produção de conteúdos considerados relevantes.

Para ajudá-lo a ficar por dentro do assunto, preparamos esta lista com 18 estratégias de marketing de conteúdo B2B.

Compreender os dados e saber como agir sobre eles pode elevar seus esforços de marketing a outro nível. Afinal, a inteligência de dados é fundamental para uma tomada de decisão eficiente. Quer saber mais? Continue lendo!

1. A maioria dos profissionais de marketing B2B afirma que a geração de leads é a meta mais importante do marketing de conteúdo.

Uma estratégia completa de marketing de conteúdo pode atingir vários objetivos, como aumentar o valor da marca e educar os consumidores em potencial. Em um negócio B2B, no entanto, o objetivo principal é encontrar mais e mais oportunidades de negócios.

Ao contrário dos negócios B2C, que se concentram na construção de relacionamentos com indivíduos, o B2C tem a geração de leads como sua principal prioridade. Esse fato é apontado em estudo realizado pela  Ring Lead , no qual 85% dos entrevistados afirmam que gerar novas oportunidades de negócios é o principal objetivo da estratégia.

2. A maioria dos profissionais acredita que ter uma boa estratégia de conteúdo é a principal chave para seu sucesso.

Para atingir o objetivo principal e gerar novas perspectivas para a empresa, é fundamental ter uma estratégia de conteúdo bem estruturada.

No  estudo B2B Content Marketing , realizado em 2017, 72% dos profissionais entrevistados afirmaram que a produção de materiais de qualidade foi o principal fator de seu sucesso nos últimos anos.

Esse fato é reforçado por estudo do Content Marketing Institute, que aponta que uma excelente estratégia de conteúdo se aliada a boas práticas de SEO, gera três vezes mais leads do que um investimento em links patrocinados.

3. Os profissionais de marketing de conteúdo “mais bem-sucedidos” têm uma estratégia documentada em vigor.

Não adianta estabelecer uma estratégia se você não mapear seus resultados e não contar com um planejamento eficiente. Afinal, você precisa confiar em métricas de desempenho predefinidas e coletar  dados  que indicam a eficiência da abordagem.

Fazendo referência cruzada dessas informações, você será capaz de identificar pontos que podem ser otimizados.

Você pode determinar suas métricas mais relevantes de acordo com as características da sua empresa e seus objetivos no mercado. Mas se você está se perguntando sobre os indicadores mais usados ​​para avaliar uma estratégia de conteúdo, a resposta é Vendas Totais, segundo pesquisa da HubSpot.

Essa ideia é reforçada pelo B2B Content Marketing 2020, que apontou que 69% das empresas consideradas mais bem-sucedidas no cenário B2B possuíam estratégia documentada.

Além disso, entre os piores desempenhos, apenas 16% têm essa abordagem.

4. A maioria dos profissionais de marketing B2B considera o e-mail o canal de distribuição mais eficaz para os esforços de geração de demanda.

O e-mail continua sendo um dos principais canais para você se comunicar com seu público, principalmente para fins de nutrição e conversão.

Usar boletins informativos para manter os leads informados sobre seu conteúdo é apenas uma maneira de usar o marketing por e-mail a seu favor.

Segundo estudo do  Content Marketing Institute , 79% dos profissionais B2B acreditam que o e-mail é o canal mais eficiente para gerar demanda pelas soluções oferecidas. Além disso, os retornos financeiros são visíveis.

De acordo com o Smart Insights, esse tipo de estratégia apresenta um ROI de $ 40,00 para cada dólar gasto.

5. As páginas de destino estratégicas são usadas pela maioria das empresas B2B para adquirir leads.

Mas como você estabelece uma abordagem de marketing por e-mail sem contar as listas de contatos de clientes em potencial? Impossível, não concorda?

Como comprar leads não é uma opção prática, você precisa encontrar outras maneiras de capturar as informações e entrar em contato com os interessados ​​em seus serviços. É aí que  entram as  páginas de destino .

Essas páginas, que oferecem algum conteúdo valioso em troca do fornecimento de dados pelos visitantes, são utilizadas por 68% das empresas B2B para adquirir leads, conforme indicado pelo  Marketo . Se você deseja aumentar ainda mais a eficiência desse recurso, considere transformar suas páginas de destino em interativas.

6. A maioria das empresas B2B de sucesso cria seus conteúdos com base em estágios específicos da jornada do comprador

Você já ouviu falar da  jornada do ciclo de vida do cliente  , certo? É a jornada que o consumidor faz desde o momento em que descobre que tem um problema até o momento em que adquire sua solução, que pode se estender à fidelização do cliente.

Sua marca precisa criar a motivação para conduzi-los pelas etapas da jornada.

Para isso, nada melhor do que produzir conteúdo baseado especificamente em cada etapa. Na fase de descoberta, por exemplo, materiais educacionais, como postagens em blogs e infográficos, podem ser uma opção apropriada.

Na fase de conversão, usar  calculadoras interativas  para destacar os benefícios disponíveis pode ser o que você precisa para fechar a venda.

Ao observar os resultados do Conteúdo de Marketing B2B, essa ideia fica ainda mais evidente. Entre as empresas mais bem-sucedidas, 74% utilizam esse tipo de abordagem.

Entre os piores desempenhos, apenas 26% adotam conteúdos específicos para cada etapa da jornada.

7. Mais da metade dos profissionais de marketing B2B priorizam a criação de ativos visuais como parte de sua estratégia de marketing de conteúdo.

Além de produzir conteúdos diferenciados para cada etapa do funil, é fundamental diversificar os formatos utilizados. Textos, vídeos, imagens, áudios são apenas alguns exemplos de materiais que podem contribuir para a conversão de seus leads.

Dentre estes, um dos mais destacados é o conteúdo visual.

De acordo com a HubSpot, 51% dos profissionais de marketing B2B se concentram em elementos visuais para otimizar a experiência do consumidor. Aqui, não há exemplo mais explícito do que o uso de infográficos, de preferência interativos.

Segundo a  Forbes , 84% das empresas que utilizam esse recurso o consideram muito útil.

8. As postagens de blog B2B de melhor desempenho incluem "o futuro de".

Por falar em diferentes formatos de conteúdo, as postagens de blog continuam sendo o carro-chefe de várias estratégias de marketing digital. De acordo com  o  estudo da OptionMonster , mais de 409 milhões de pessoas acessam mais de 40 bilhões de páginas de blog por mês, gerando cerca de 77 milhões de comentários mensais.

Para gerar esse engajamento, no entanto, é fundamental primar por atrair a atenção do público, que começa na escolha do assunto e do título da postagem.

Como o público B2B   está extremamente conectado às tendências do mercado, não é surpresa notar, neste   estudo do Buzzsumo , que as postagens com melhor desempenho têm as palavras “o futuro de” em seus títulos. Outros títulos relevantes incluem:

  •   "Como usar"
  •   "Preciso"
  •   "Como criar"
  •   "Aqui está como"
  •   "Você precisa saber"

9. A maioria das empresas terceiriza seu marketing de conteúdo

Cada vez mais relevante em empresas de todos os segmentos, o marketing de conteúdo é uma atividade que pode consumir muito tempo dos profissionais da empresa. Para você ter uma ideia, OptionMonster destaca que o tempo médio de produção de um  post de blog  é de três horas e meia.

É claro que muitas empresas terceirizam esse tipo de serviço para ter suporte profissional e evitar sobrecarregar seus funcionários.

Aproximadamente  62% das empresas  que já trabalham com uma estratégia de marketing de conteúdo possuem um parceiro para a produção e divulgação dos materiais.

10. Quase todos os profissionais de marketing acreditam que o conteúdo interativo influencia as decisões do comprador.

Os artigos que contêm elementos de interatividade estão ganhando popularidade entre os profissionais de marketing. Calculadoras, infográficos, questionários e e-books são apenas alguns dos exemplos de  conteúdo interativo  que podem impactar positivamente a jornada do consumidor.

Neste estudo , realizado pela Ion em parceria com a Demand Metric, 96% dos profissionais de marketing acreditam que uma estratégia de marketing interativo tem o poder de influenciar o processo de tomada de decisão do comprador.

11. A maioria dos profissionais de marketing acredita que o conteúdo interativo é eficaz para educar os compradores

Se pararmos para analisar cada etapa da jornada individualmente, perceberemos que o conteúdo interativo pode ser extremamente eficiente para diversos fins. No estágio de descoberta, por exemplo, sua empresa precisa ter níveis adequados de alcance orgânico, que pode ser alcançado por meio do compartilhamento de conteúdo.

No estudo da Ion com o Demand Metrics, 63% dos profissionais entrevistados afirmaram que a interatividade é pelo menos um pouco eficaz para estimular os usuários a compartilhar o material. Quando questionados sobre  conteúdo estático , apenas 32% compartilharam o mesmo sentimento.

Depois de conseguir alcançar e atrair um lead, você precisa nutri-lo com conteúdo informativo, possibilitando sua educação sobre o assunto.

Nessa fase, a interatividade também é uma grande aliada. 90% dos entrevistados disseram acreditar na eficácia do conteúdo interativo para atingir esse tipo de objetivo.

12. 88% dos profissionais de marketing aumentarão a produção de conteúdo interativo este ano.

Se você ainda tem dúvidas sobre a relevância atual da produção de conteúdo interativo, é hora de colocá-las de lado. De acordo com Go Gulf, esse tipo de estratégia tem atraído tanta atenção dos profissionais de marketing que 88% deles prometem inserir interatividade em 10-30% do conteúdo produzido no ano de 2020.

Isso pode ser explicado principalmente pelo impacto que a estratégia pode ter nas finanças da empresa. De acordo com a pesquisa Demand Metric com a Ion, 68% dos entrevistados afirmaram que vêm observando o crescimento da receita de suas empresas.

É essencial, entretanto, saber quais tipos de conteúdo são mais eficazes.

De acordo com a mesma pesquisa, 22,6% dos profissionais de marketing que trabalham com marketing interativo consideram que as  avaliações  são os formatos que apresentam os melhores resultados, seguidos de perto pelos white papers interativos, citados por 22% dos participantes.

Questionários e concursos vêm logo depois, com 19% cada.

13. A maioria dos profissionais de marketing acredita que o conteúdo é mais eficaz no estágio inicial da jornada.

Podemos separar a  jornada do consumidor  em três fases: inicial, intermediária e tardia. A primeira é quando o lead toma conhecimento de seu problema e passa a buscar informações e soluções que o resolvam auxiliá-lo.

O segundo representa o estágio em que os consumidores começam a comparar diferentes alternativas de compra, enquanto o último estágio é onde a compra acontece.

De acordo com os profissionais de marketing entrevistados pela  Ion , o uso de conteúdo é mais eficaz para lidar com clientes potenciais no estágio inicial do funil. 46% pensam assim. Outros 40% apontam para o estágio intermediário como a fase mais importante para o uso do conteúdo, enquanto 14% consideram que é o estágio final.

14. Mais e mais profissionais de marketing estão adotando vídeos em sua estratégia de conteúdo.

Outro formato de conteúdo que vem conquistando cada vez mais seguidores é o vídeo, que pode ou não ser interativo. O conteúdo audiovisual é mais natural de consumir, especialmente para pessoas que têm rotinas mais ocupadas. É também uma forma de se adaptar às preferências da geração mais jovem e possibilitar o seu  envolvimento .

Um estudo da  Animoto , por exemplo, revelou que 75% dos millennials consomem vídeos nas redes sociais todos os dias.

Além disso, esse formato de conteúdo é considerado confiável por 40% dos usuários que se enquadram nessa faixa etária. A geração do milênio, no entanto, não é a única que consome vídeos na Internet.

De acordo com uma   pesquisa da Cisco , os vídeos serão, em 2022, responsáveis ​​por 82% do tráfego da Internet. Não é surpreendente constatar em outro estudo, realizado pela  Invisia , que o consumo desse tipo de conteúdo apresenta um crescimento anual de aproximadamente 100%.

Atentos ao mercado, 89% dos profissionais de marketing já fazem uso do vídeo em suas estratégias de conteúdo  .

Ao analisar essas estatísticas de marketing de conteúdo B2B, você notará tendências que sua empresa pode explorar para otimizar a jornada do ciclo de vida do cliente. Como você viu, usar canais diferentes e sempre valorizar a experiência do lead   são alguns pontos que não podem ser ignorados.

Além disso, a qualidade e a relevância do seu conteúdo são essenciais para atrair, converter e reter clientes.