Como os públicos B2B e B2C têm necessidades e prioridades distintas, as estratégias de marketing de conteúdo direcionadas a cada um deles são significativamente diferentes. Além disso, gerar leads qualificados é especialmente desafiador para empresas com foco em vendas B2B. No entanto, existem algumas ferramentas para facilitar essa tarefa, como avaliações de marketing de conteúdo.

Esse tipo de avaliação consiste em uma série de perguntas destinadas a identificar os pontos fracos de seus leads e fornecer conselhos para ajudá-los. É útil obter informações deles e reconhecer oportunidades de melhorar suas estratégias. Utilizando corretamente a avaliação de marketing de conteúdo, é possível gerar leads qualificados e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Nos tópicos abaixo, você aprenderá o que é uma avaliação de marketing de conteúdo, como construí-la e seus benefícios. Você também entenderá a importância de combinar avaliações com conteúdo interativo para gerar leads qualificados e aumentar as vendas B2B.

O que é uma avaliação de marketing de conteúdo?

Como já mencionamos, uma avaliação de marketing de conteúdo é usada para avaliar a estratégia de marketing de uma empresa. Você pode construir um e oferecê-lo aos seus clientes em potencial, questionando-os sobre suas estratégias e fornecendo feedback de acordo com suas respostas. Suas respostas mostrarão quais são seus problemas e objetivos, quais ferramentas estão usando, seus interesses e também suas experiências com marketing de conteúdo.

Como construir uma avaliação de marketing de conteúdo

A seguir, descubra quais são as etapas necessárias para construir uma avaliação de marketing de conteúdo.

Ideação

A primeira etapa é definir o que exatamente você espera alcançar, incluindo objetivos específicos. É vital fazer as perguntas certas, porque as metas selecionadas irão direcionar sua estratégia, tornando mais fácil planejar, criar e executar a avaliação de marketing de conteúdo. Esta etapa também permitirá que você antecipe quais ferramentas têm mais probabilidade de ser eficazes em sua avaliação. Além disso, os objetivos ajudam a manter o foco.

Para estabelecer seus objetivos, considere o que sua empresa precisa saber sobre seus clientes em potencial: desafios, métricas e análises. Essas informações permitirão que você defina metas, como gerar mais leads, que podem ser alcançadas por meio de uma avaliação de marketing de conteúdo.

Planejamento

Esta etapa envolve o planejamento do processo de criação da avaliação da sua empresa. Para começar, é importante definir o que fazer, bem como selecionar quais ferramentas serão utilizadas para construir a avaliação (o que inclui a escolha de um formato, tópicos e questões para esses tópicos). Além disso, você deve decidir quando será lançado, onde será publicado e como irá promovê- lo e promovê- lo . Também é necessário definir prazos para cada etapa.

Criação do conteúdo

Nesta fase, você já terá um plano e poderá começar a criar a avaliação, ou seja, esboçar as perguntas, o feedback e desenhar o conteúdo. Ao definir as perguntas, certifique-se de manter os objetivos, desafios e necessidades da sua empresa em mente.

Você pode contar com plataformas online para facilitar esse processo. Normalmente, eles oferecem modelos, alguns dos quais podem ser configurados em apenas algumas horas por você, e publicados imediatamente após a edição e personalização.

Quais são os benefícios de uma avaliação?

Com base nas informações sobre seus leads adquiridos por meio da avaliação, você será capaz de pensar sobre como pode atender às necessidades deles, personalizar seu conteúdo e descobrir as maneiras mais eficazes de alcançá-los, envolvê-los e incentivá-los a avançar ao longo da jornada do comprador .

Além disso, torna-se mais fácil consumir o conteúdo, que é oferecido em pequenos blocos. Seus leads se sentirão estimulados a interagir com todo o conteúdo, especialmente considerando que haverá uma recompensa valiosa no final (insights sobre a estratégia de marketing da empresa).

Além disso, uma avaliação de marketing de conteúdo aumenta a geração de leads, já que seu público oferecerá informações livremente em troca de suas recomendações. Em outras palavras, esse tipo de avaliação fornecerá insights para aprimorar a estratégia de marketing B2B de sua empresa e produzir um aumento em suas vendas.

Como as avaliações podem ajudá-lo a gerar leads qualificados?

Graças às avaliações, seus leads serão capazes de aprender algo valioso para melhorar sua estratégia de marketing, o que desperta seu interesse nas soluções que você tem a oferecer. Como resultado, é mais provável que eles forneçam informações úteis e se tornem leads.

Um exemplo é a avaliação do CMI (Content Marketing Institute) . Depois de responder a cada uma das cinco perguntas sobre como o marketing de conteúdo é usado em suas empresas, os leads descobrem quantos profissionais de marketing fazem a mesma coisa e recebem uma breve explicação de por que é uma boa tática ou não. Ao final, há um formulário solicitando nome, e-mail, cargo e empresa para acesso aos resultados detalhados.

Além disso, assim que receberem seus comentários e recomendações, os leads ficarão cientes de seus problemas e perceberão que é necessário buscar uma solução. Então, eles começarão a pensar em retornar às suas soluções.

A avaliação também é útil com leads já qualificados, pois é um meio de você mostrar sua experiência e disposição para ajudar. Nesse ponto, você pode construir estratégias focadas em nutrir e converter esses leads em clientes.

Ferramentas de conteúdo interativo

O termo “ marketing de conteúdo interativo ” refere-se ao conteúdo que permite ao público interagir e obter respostas de acordo com as interações. O uso de elementos interativos em sua avaliação a torna mais atraente porque esse tipo de conteúdo geralmente é mais dinâmico e focado na experiência do usuário, levando você a fornecer resultados altamente personalizados. Tudo isso ajuda a aumentar o envolvimento de seus leads com seu conteúdo.

Uma avaliação de marketing de conteúdo é uma ferramenta útil para gerar leads qualificados e aumentar suas vendas para o público B2B, pois fornece insights sobre estratégias, necessidades e dificuldades. Aliadas à interatividade, as avaliações são mais atraentes, o que ajuda a chamar a atenção de seus leads e a convencê-los a não apenas fornecer informações, mas também a considerar os serviços de sua empresa como uma opção para solucionar seus problemas.