•  usuários na página
  • 2. Aumenta sua CTR
  • 3. Otimiza a geração de leads
  • 4. Melhora a experiência do cliente
  • 5. Desenvolve engajamento e consciência da marca
  • 6. Aumenta as vendas
  • 7. Ajuda você a coletar dados primários
  • 8. Torna mais simples coletar feedback
  • Conclusão: as metas de marketing são mais fáceis de alcançar com conteúdo interativo

O conteúdo interativo tem crescido continuamente em importância para marcas e empresas de todos os tamanhos. 

Mesmo assim, muitas marcas continuam a acreditar que não têm os recursos para produzi-lo de forma consistente, então são tentadas a diminuir seu valor.

Nesta postagem, mostraremos como o conteúdo interativo ajuda você a atingir seus objetivos de marketing. Mas primeiro, vamos definir nossos termos.

No contexto do marketing digital , conteúdo interativo é qualquer conteúdo digital que requer participação ativa de seu público: clicar, arrastar, tocar, responder e assim por diante.

O termo é uma forma de distinguir formas interativas de conteúdo de conteúdo passivo ou estático que os usuários simplesmente consomem, como texto e imagens.

O conteúdo interativo, então, é parte integrante de uma estratégia de marketing digital robusta. 

1. Aumenta o tempo médio dos usuários na página

Uma métrica importante que pode mostrar a eficácia relativa de seu site e sua estratégia de marketing como um todo é o tempo médio na página.

Aumentar o tempo médio na página não é uma solução mágica, mas a probabilidade de uma conversão ou venda certamente aumenta quando os leitores realmente consideram o que você tem a dizer.

Se as pessoas estão saindo com a mesma rapidez com que encontraram você, algo está errado.

Seu conteúdo pode não ser relevante - ou pode simplesmente não ser interessante o suficiente para prender a atenção deles.

Há também a preocupação um tanto paradoxal de que você atraiu um leitor por meio da pesquisa orgânica, mas depois que ele teve sua pergunta respondida, ele imediatamente se afastou.

Ao incorporar conteúdo interativo em sua página, você dá aos leitores um motivo para ficar. 

Há algo mais para fazer, brincar, aprender ou interagir de outra forma, então alguns leitores ficarão por aqui e interagirão com esse conteúdo.

Novamente, o tempo médio na página geralmente não é o objetivo final. Mas é uma parte de medir o quão bem você está capturando leitores.

E, com o conteúdo interativo certo, mais tempo por página pode levar a um aumento nas conversões ou vendas.

2. Aumenta sua CTR

A taxa de cliques, ou CTR, é uma métrica crucial pela qual você pode julgar o sucesso de seu plano de marketing.

Na verdade, aumentar a CTR costuma ser uma das metas de marketing de uma empresa em uma base contínua.

Para relembrar, CTR é essencialmente o número de visitantes que clicam em uma página de destino (como o link CTA no final de uma postagem) depois de chegar à página original, em comparação com o número total que alcançou a página original.

Como o conteúdo interativo aumenta a CTR? Aqui está uma ilustração.

Digamos que você escreva uma postagem de blog que responda à intenção de pesquisa para uma pergunta comum em seu setor. Você vai encerrar a postagem do blog com uma frase de chamariz (CTA), certo?

Essa é uma boa prática, é claro, mas alguns leitores se desligarão muito antes de chegarem lá.

Mas e se o seu CTA não fosse apenas um parágrafo no final de uma postagem baseada em texto? E se o CTA estivesse realmente vinculado a um conteúdo interativo?

Salve essa chamada para algum outro tipo de clique até que o leitor tenha interagido com uma peça valiosa de conteúdo interativo. 

Depois de demonstrar valor agregado, você normalmente gerará mais cliques , aumentando seu CTR.

 

3. Otimiza a geração de leads

O conteúdo interativo também pode otimizar a geração de leads , especialmente a geração de leads que começa com pesquisa paga ou orgânica.

Digamos que você queira obter leads por meio de uma postagem no blog. Mais uma vez, você incluirá um CTA no final dessa postagem.

Mas desta vez, em vez de pedir aos leitores que cliquem, você está pedindo que se inscrevam ou forneçam um endereço de e-mail, algo assim.

É prática comum oferecer algum tipo de incentivo para essa geração de leads. Se você está vendendo produtos de varejo, pode ser um "inscreva-se agora e ganhe uma porcentagem de desconto no seu primeiro pedido!" Aparecer.

No espaço B2B, uma abordagem mais comum é “baixar o whitepaper” - oferecendo aos leitores uma parte mais profunda e valiosa do conteúdo do setor, pelo “preço” de uma assinatura.

Mas essa geração de leads pode ser muito mais poderosa e eficaz quando você a vincula a um conteúdo verdadeiramente interativo.

Aqui está um exemplo.

Se o objetivo for coletar endereços de e-mail, você pode exigir uma inscrição no e-mail para acessar uma peça interativa valiosa, assim como faria para acessar um e - book ou white paper.

Ou você pode criar algum tipo de questionário, como “Encontre seu tipo de piso ideal”, e colocá-lo onde o CTA teria ido. 

Salve o CTA real para a última etapa do questionário, depois de despertar a curiosidade e o interesse dos usuários.

Qualquer que seja a abordagem que você adote, quase qualquer tipo de conteúdo interativo pode ter efeitos positivos sobre os esforços de sua geração líder.

4. Melhora a experiência do cliente

Os profissionais de marketing falam muito sobre a experiência do cliente e por um bom motivo.

Não importa o quão bom seja o seu produto. Se a experiência de comprá-lo ou acessá-lo for horrível, alguns consumidores não vão continuar com ele.

Em outras palavras, um ótimo produto que só pode ser comprado em um site terrível, desatualizado e não confiável terá um alcance limitado.

A Apple entende isso melhor do que a maioria. Suas lojas nem parecem ter sido projetadas para vender produtos. Não, as lojas da empresa criam experiências e relacionamentos. E esses vendem produtos.

(Claro, não faz mal que os produtos sejam itens de qualidade, e seus esforços convencionais de marketing certamente desempenham um papel também.)

Então, como isso se relaciona com o conteúdo interativo? 

Simples. Seus clientes gostam de descobrir coisas por si próprios.

Dada a escolha entre imagens estáticas do produto e um modelo de 360 ​​graus que eles podem girar, aplicar zoom e brincar, você sabe qual eles vão preferir.

E esse é apenas um exemplo.

Aqui está outro: se você vende uma variedade de produtos semelhantes, você certamente poderia criar uma postagem de blog de formato longo descrevendo qual dos seus produtos é certo para quais tipos de consumidores.

Alguns clientes até o liam e tomavam uma decisão de compra com base nele.

Mas seria muito mais fácil ( para o cliente, não necessariamente para você ) se aquela postagem longa do blog também fosse um questionário interativo ?

Seus usuários adoram a ideia de estar no controle da experiência. Se eles preferem ler, deixe-os. Se eles preferirem responder a uma série de perguntas (pontos que você já fez no blog, por sinal) e fazer um teste dizendo o que comprar, isso também é ótimo!

Novamente, esses são apenas dois exemplos. As possibilidades do mundo real para melhorar a experiência do cliente por meio de conteúdo interativo são quase infinitas.

5. Desenvolve engajamento e consciência da marca

O engajamento é outra métrica que pode ser difícil de definir e, dependendo de como você o define, difícil de medir.

As definições podem variar, mas normalmente, engajamento significa algum tipo de interação pública e visível, seja como um comentário em uma postagem em si ou uma interação via rede social.

Nem todo negócio depende igualmente do engajamento social. É muito menos importante no B2B do que para marcas diretas ao consumidor, por exemplo.

O engajamento pode ser muito difícil de construir naturalmente, e algumas empresas simplesmente não obterão muita tração aqui. 

Pessoalmente, posso ser grato pela minha estação de tratamento de água local ou pela construtora que construiu o prédio de escritórios em que estou, mas não tenho motivos para segui-los nas redes sociais e praticamente nunca gostaria ou compartilharia uma postagem social de qualquer um deles.

Dito isso, se o engajamento é uma métrica relevante para o seu negócio, você precisa construí-lo - seja isso natural ou pareça quase impossível.

Criar um conteúdo interativo altamente interessante e socialmente valioso é uma ótima maneira de fazer isso.

Uma pesquisa interessante, um questionário divertido ou um infográfico esclarecedor são opções que podem fazer sentido em seu contexto.

Novamente, fazer isso perfeitamente é difícil. 

Você precisará criar um conteúdo que seja interessante, altamente compartilhável e vinculado o suficiente ao seu negócio para fazer a diferença. 

Mas se você conseguir acertar todos os três, o conteúdo interativo pode ser uma maneira impressionante de construir engajamento e reconhecimento da marca.

 

6. Aumenta as vendas

O conteúdo interativo pode impulsionar as vendas de duas maneiras, uma direta e outra indireta.

Primeiro, vamos cobrir o aumento direto. Volte ao exemplo de um questionário interativo emparelhado com uma postagem de blog de formato longo.

Digamos que o tópico seja “qual [par de sapatos / pratos / capa de telefone / moletom] é o certo para o seu estilo?”. Não pare de responder a essa pergunta para um usuário.

Mantenha o funil de vendas em andamento fornecendo um link direto para o item que a pessoa acessou com os resultados do questionário. 

Você pode até dobrar fornecendo um código de desconto na página de resultados.

Dessa forma, o conteúdo interativo pode ser usado como parte de um funil de vendas. 

Também pode fornecer incentivos indiretos às vendas , especialmente para empresas com processos de vendas mais complexos. Veja como.

O conteúdo interativo nem sempre é um jogo de vendas direto. Às vezes, é uma ferramenta de coleta de dados. ( Mais sobre isso no próximo ponto, a propósito. )

Conforme os usuários mexem em seu conteúdo interativo, eles oferecem dados úteis sobre onde estão na jornada de vendas e quais são suas necessidades ou pontos fracos.

A interação atual deles em seu site pode não levar a uma venda. Pode nem mesmo ter sido projetado para isso.

Mas se você pode reunir dados valiosos sobre quais são as lutas e necessidades de seus clientes, você pode encaminhar esses dados para suas equipes de vendas. Como resultado, eles podem ser mais eficazes.

7. Ajuda você a coletar dados primários

Como mencionamos acima, suas peças de conteúdo interativo não precisam ser apenas para a educação ou entretenimento de seus clientes. 

Eles também podem ser ferramentas para coleta de dados.

Ao reunir dados sobre o que seus leads, clientes em potencial e clientes pensam sobre os problemas ou quais itens eles tendem a preferir, você pode tomar melhores decisões baseadas em dados sobre os produtos que lança ou sobre os recursos que adiciona.

Como você realmente executa esse tipo de estratégia? 

A área de coleta de dados por meio de conteúdo interativo é um pouco mais complexa e não temos espaço aqui para entrar em detalhes.

Reunimos uma postagem mais detalhada sobre como o conteúdo interativo pode ajudar seus esforços de coleta de dados , portanto, certifique-se de dar uma olhada para aprender mais sobre essa abordagem estratégica.

Também digno de nota: dependendo de onde você está localizado e onde faz negócios, você pode enfrentar regulamentações adicionais sobre a coleta de dados. 

Abordamos alguns deles no post com link logo acima.

8. Torna mais simples coletar feedback

Uma parte do conteúdo interativo que muitas empresas de grande porte possuem há muitos anos é a humilde pesquisa de feedback. 

As empresas sabem o valor de coletar feedback do usuário , e esse tipo de pesquisa pop-up é uma maneira eficaz de fazer isso.

As pesquisas de feedback podem fazer com que os usuários se sintam um pouco controlados e independentes , dando-lhes a chance de falar o que pensam sobre o que está ou não funcionando em seu site.

E, o mais importante, eles fornecem feedback genuíno do cliente que você pode usar para melhorar seus negócios.

Conclusão: as metas de marketing são mais fáceis de alcançar com conteúdo interativo

Qualquer que seja a aparência de seus objetivos de marketing atuais, há uma excelente chance de que adicionar mais conteúdo interativo ao seu site o ajude a atingir um ou mais desses objetivos. 

Pode exigir um pouco mais de esforço ( ou uma parceria estratégica com uma empresa de experiência de conteúdo como a nossa ), mas é um investimento que renderá frutos agora e nos próximos anos.