Nos últimos 10 anos ou mais, o modelo freemium se tornou mais difundido, especialmente para serviços e aplicativos baseados em assinatura. 

Porém, mesmo com tantas empresas utilizando esse sistema, nem todas entendem como ele funciona. 

Se você está pensando em adotar um modelo freemium, é útil olhar para exemplos do mundo real. A partir daí, você pode descobrir qual opção funcionará melhor para suas necessidades. 

Portanto, com isso em mente, vamos dar uma olhada nos diferentes tipos de modelos freemium disponíveis e como eles são implantados.

O que é um modelo Freemium? 

Todo mundo gosta de receber coisas grátis, certo? Bem, seus clientes não são diferentes. 

Um modelo freemium permite que você atraia novos clientes potenciais, dando-lhes acesso limitado a uma versão do seu software. 

Como a versão freemium não tem tantos recursos ou benefícios , os usuários são solicitados a atualizar e pagar pelo software melhor. 

5 tipos de modelos Freemium

Embora o conceito de software freemium seja simples, ele pode ser empregado de algumas maneiras diferentes. 

Aqui está um resumo das várias estratégias que você pode usar ao desenvolver seu modelo. 

Modelo Freemium Tradicional

O conceito básico de um pacote freemium é que os usuários tenham acesso gratuito a ele para sempre. 

No entanto, eles têm funcionalidade e recursos limitados neste nível. 

Muitas empresas oferecem preços diferenciados que permitem aos clientes atualizar para o pacote que funciona melhor para eles. 

Land and Expand Model

Este exemplo funciona apenas para empresas B2B, mas pode ser bastante eficaz. 

Nesse caso, uma marca oferece uma versão gratuita de seu software aos funcionários de uma determinada empresa. 

Uma vez que um número suficiente de usuários daquela empresa se inscrevam , a marca apela para que os superiores considerem o pagamento de uma versão atualizada que sincronizará todos os funcionários. 

Um exemplo disso é o Slack, um aplicativo de comunicação preferido pelas equipes de desenvolvimento.

Modelo Freeware 2.0

Você já baixou um jogo para celular apenas para ser atingido por toneladas de anúncios e avisos para atualizar para uma versão paga do jogo? 

Esse é um exemplo de modelo de freeware 2.0. 

Os usuários farão o download de uma versão totalmente funcional de um programa , embora ele não tenha uma gama completa de recursos. 

Se a pessoa quiser aprimorar sua experiência, precisará pagar a mais. 

Os jogos para celular são o exemplo mais comum de freeware, mas o modelo pode funcionar para outros modelos de negócios que dependem de várias transações para um único usuário. 

Outro exemplo disso poderia ser o LinkedIn , que é funcional por conta própria, mas oferece uma versão paga para recrutadores e vendedores que se beneficiarão mais com a atualização. 

Modelo de Ecossistema 

Em vez de ganhar dinheiro diretamente com os usuários, um modelo freemium de ecossistema cobra desenvolvedores ou aplicativos de terceiros. 

Um exemplo seria o Google Play Store. 

Os usuários podem baixar e usar o aplicativo gratuitamente para sempre, sem perda de funcionalidade. 

O Google ganha seu dinheiro com as marcas que vendem na loja. Além disso, o aplicativo funciona como uma propaganda da marca. 

A maioria das empresas menores pode não ser capaz de criar seus próprios ecossistemas, mas é um modelo valioso, se possível. 

Pense nisso como iniciar um mercado digital e cobrar dos fornecedores pelo privilégio de participar dele. 

Estratégia de Produto Alternativa

As empresas que possuem vários produtos de alto valor podem usar esse modelo freemium a seu favor. 

A maneira como funciona é que você oferece um produto gratuito a todos os seus usuários. 

Este produto coloca o seu “pé na porta” para que possa vender uma embalagem alternativa. 

Os usuários podem ver como o seu software funciona bem desde o início, para que tenham uma ideia do que podem esperar de um produto premium. 

Nessa situação, o aplicativo ou software alternativo não teria uma versão freemium. 

Na melhor das hipóteses, você pode oferecer um teste gratuito limitado para que os usuários possam começar a usar o produto antes de comprar. 

 

5 exemplos do mundo real de modelos Freemium 

Vamos ver como os diferentes tipos de modelos freemium funcionam na vida real.

Dropbox - Modelo Tradicional

O Dropbox foi uma das primeiras empresas a começar a usar o software freemium, portanto, definitivamente se beneficiou por ser um dos primeiros a adotá-lo. 

Praticamente todo mundo conhece o Dropbox, embora não seja o único negócio que oferece armazenamento baseado em nuvem . 

O Dropbox usa um modelo freemium tradicional porque os usuários gratuitos têm acesso a 2 GB de armazenamento, não importa o que aconteça.

Se quiserem mais espaço, eles podem pagar para fazer um upgrade. 

A empresa possui um plano individual e um plano corporativo para acomodar as necessidades de seus usuários. 

Trello - Modelo Freeware 2.0

Se você está tentando se manter organizado, pode usar o Trello gratuitamente para sempre. 

Você pode criar um número ilimitado de guias e quadros e usá-los como quiser. 

Dito isso, se você quiser integrar sua conta Trello em diferentes aplicativos , terá que pagar a mais pelo privilégio.

Este sistema é um excelente exemplo de freeware, pois os usuários podem obter tudo o que desejam sem pagar nada. 

Os profissionais, por outro lado, provavelmente precisarão fazer um upgrade. 

Ecossign - Modelo de ecossistema (tipo de)

Tecnicamente, a Echosign não desenvolveu um modelo de ecossistema, mas sua ascensão meteórica e compra pela Adobe ilustram o valor de obter uma base de usuários massiva.

Realisticamente, se a Adobe não tivesse comprado a Echosign, a empresa poderia ter se tornado um ecossistema, cobrando de empresas terceirizadas o uso de seu software proprietário. 

Para quem não conhece a história da Echosign, é assim: a empresa criou um software freemium que permitia aos usuários assinar e enviar documentos criptografados digitalmente. 

Uma vez que esta ferramenta é tão valiosa, a Echosign conseguiu obter rapidamente mais de um milhão de usuários. 

A Adobe viu o que eles estavam fazendo (e o que estava acontecendo) e comprou a empresa. 

Yammer - Land and Expand Model

O Yammer é o exemplo de assinatura de um modelo freemium de aterrar e expandir. 

Na verdade, a empresa está cada vez mais associada a essa estratégia, tanto que algumas empresas ficam nervosas quando os funcionários começam a usar o software.

O Yammer é único porque permite que os usuários criem sua própria rede de mídia social.

Em vez de se conectar com colegas de trabalho ou colegas em plataformas como Facebook ou Twitter, as pessoas podem fazer isso por meio de uma rede privada no Yammer. 

Depois que um número suficiente de usuários de uma empresa específica se inscreve, o Yammer pede uma assinatura paga. 

Como todo mundo já está usando, é muito mais provável que a empresa diga sim. 

WordPress - Modelo de produto alternativo (tipo de)

WordPress é uma das plataformas de código aberto mais utilizadas no mundo e é totalmente gratuito. 

Tecnicamente, poderíamos usar o WordPress como um exemplo de modelo de ecossistema ou freeware, mas vamos com uma oferta de produto alternativa. 

A maneira como o WordPress ganha dinheiro é vendendo serviços ou complementos de produtos de alta tecnologia. 

Portanto, se um usuário tiver experiência em tecnologia, ele não precisará pagar por quaisquer extras. 

Novos usuários, no entanto, provavelmente gastarão dinheiro em complementos como segurança cibernética e gerenciamento de páginas da web. 

Conclusão: você se inspirou depois de ver esses exemplos de modelos Freemium?

Uma estratégia freemium pode ser uma ferramenta poderosa para expandir seus negócios. 

À medida que mais usuários se inscrevem em seu produto , você pode reunir mais informações para tornar seu modelo ainda mais cativante.