Não importa o tipo ou tamanho do seu negócio: se você buscar as melhores estratégias para maximizar seus resultados, encontrará  Marketing de Conteúdo . 

É uma abordagem que se concentra na produção de materiais qualificados e amigáveis ​​para atrair visitantes para seus  canais digitais .

A estratégia tem eficácia comprovada e é extremamente flexível, permitindo diversos formatos e possibilitando a criatividade. 

No entanto, ele não funciona sem entender alguns de seus conceitos fundamentais e aprender a medir seus resultados. E para isso, precisamos falar sobre Content Engagement.

Todo  profissional de marketing digital  deve saber a importância de produzir conteúdo com alto potencial de engajamento. Mais do que isso, eles devem saber como introduzi-lo em sua estratégia e aprender táticas para incentivar os leads a se envolverem com os materiais da marca.

Continue lendo!

O que é envolvimento de conteúdo?

Engajamento de conteúdo é o termo utilizado para se referir, de forma global, às ações do usuário ao interagir com um conteúdo. 

A partir desse princípio, é possível rastrear e monitorar como os materiais que você coloca na internet chegam ao consumidor desejado.

Podemos ver o Content Engagement como um sinal enviado pelo usuário, informando que, de alguma forma, o conteúdo em questão foi relevante em sua experiência. A forma como esse sinal é enviado varia de acordo com o canal. 

No Instagram, por exemplo, o seguidor pode curtir, comentar ou compartilhar uma postagem. Eles também podem responder a enquetes em Histórias ou reagir a um vídeo na IGTV. 

Ao fazer qualquer uma dessas ações, a pessoa inicia um diálogo com a marca e, acima de tudo, indica que está interessada em mais conteúdos como esse. 

Além de interações em mídias sociais, compartilhamento de posts, outros tipos de engajamento muito comuns são clicar em links e comentar em blogs. 

Claro, dependendo dos objetivos de sua estratégia, alguns tipos de engajamento são mais relevantes do que outros.

O ponto central aqui é que esse movimento gera uma conexão entre a marca e o consumidor, ainda que sutil. Inconscientemente, a pessoa passa a associar a empresa ao valor gerado pela experiência do  conteúdo , criando relacionamentos extremamente leais e duradouros. 

Além disso, não podemos deixar de lado a questão dos algoritmos que organizam o conteúdo na internet, que busca exibir apenas os materiais mais adequados ao usuário em questão.

Assim, ao se engajar com uma postagem de sua marca, o consumidor sinaliza para o Google, por exemplo, que gostaria de ver esse tipo de conteúdo com mais frequência. 

Dessa forma, fica claro como o Content Engagement é um ativo fundamental para as  estratégias de SEO , que buscam posicionar os materiais da empresa nas primeiras posições dos buscadores.

No entanto, é fundamental observar que esse não deve ser o único aspecto levado em consideração em sua estratégia. 

Atualmente, o Content Engagement tem um papel muito mais relevante na  própria  jornada do comprador . O consumidor moderno prioriza as transações com marcas que oferecem experiências que considera qualificadas. 

Dessa forma, é necessário ir além das técnicas que simplesmente buscam atender aos requisitos do algoritmo. O foco deve estar na  própria experiência do  usuário . 

Afinal, quanto mais o consumidor gosta do seu conteúdo, mais ele voltará aos seus canais.

Essa necessidade de criar conteúdo original e envolvente - para atrair e reter o consumidor - fez emergir novas tendências. Hoje, uma estratégia de marketing de conteúdo inclui muitos materiais interativos e experiências únicas.

O marketing interativo  e  as experiências ao vivo  são exemplos de abordagens que criam situações extremamente envolventes para os consumidores, geram dados que otimizam a estratégia e posicionam a marca como uma autoridade no assunto.

Você acha que sua estratégia de conteúdo é eficiente o suficiente ou você acha que há espaço para melhorias?

É impossível dar a resposta certa sem medir adequadamente suas taxas de engajamento. Para saber mais sobre isso, vá para o próximo tópico. 

Como medir o envolvimento do conteúdo?

A chave para o sucesso de qualquer estratégia de conteúdo é seu monitoramento permanente. 

A partir de uma cultura baseada em dados, é possível identificar formas de otimizar a estratégia corrigindo um problema ou introduzindo novas técnicas. 

Portanto, para fazer isso de forma eficaz, é necessário trabalhar com ferramentas que possibilitem a coleta e análise de dados, como o  Google Analytics . Com eles, você pode acessar informações importantes sobre  as interações dos usuários  com seus materiais, mas precisa saber o que está procurando. 

Em sites, por exemplo, uma das métricas de engajamento mais relevantes é o  tempo médio de permanência na página , fornecido pelo Analytics. 

Indica, em média, quanto tempo os usuários passam em cada página do seu site. Se o tempo for muito curto, seu conteúdo não é atraente o suficiente. 

Com esses dados em mãos, você pode comparar suas páginas de melhor desempenho e encontrar os elementos que tornam seu sucesso possível, replicando-os estrategicamente. 

Se estamos falando de um blog, você pode notar que as páginas que contêm imagens, vídeos e outros  elementos visuais  obtêm resultados melhores do que outras. 

Outro  KPI  que deve receber grande atenção é a taxa de saída de suas páginas. Diferentes motivos podem levar o visitante a deixar seu site, mas uma taxa de saída muito alta pode indicar que esse conteúdo específico está falhando na missão de manter o usuário engajado. 

Fonte: Adlift

Afinal, o objetivo é manter um alto nível de tráfego interno, que ocorre quando o usuário consome diversos conteúdos em sequência. 

Essa situação mostra que sua estratégia está tendo um efeito na criação de uma conexão positiva com seu lead. 

Engajamento na mídia social

Embora criar um site para sua agência seja fundamental, você precisa estar presente em outros canais, como as redes sociais. Eles são canais excelentes para expandir seu alcance e envolver seu público usando uma variedade de formatos de postagem. 

Além disso, eles são excelentes para medir o envolvimento do seu conteúdo. 

Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn: todas essas plataformas contam com ferramentas de análise próprias, que geram dados relevantes sobre o comportamento do consumidor. 

Ao analisar uma postagem específica, você pode ver quantas (e quais) ações foram realizadas a partir dela.

Ao analisar o engajamento dos seus conteúdos de mídia social, lembre-se de que cada um deles tem suas próprias características.

No Facebook, por exemplo, curtir uma postagem é uma ação de engajamento geralmente descartada pela maioria dos profissionais de marketing. Isso ocorre porque muitas pessoas gostam de postar nesta rede sem realmente consumi-los. 

É por isso que, para empresas que trabalham com uma estratégia focada no Facebook, faz muito mais sentido rastrear o número de vezes que um conteúdo foi compartilhado. 

Como usar em sua estratégia?

Depois de medir seu envolvimento com o conteúdo, é hora de aplicar as informações coletadas para melhorar os resultados de sua estratégia. 

A maneira mais simples de conseguir isso é identificando padrões em materiais de sucesso. 

Como já dissemos, conteúdos que apresentam recursos visuais costumam ter um desempenho melhor, mas, durante o processo de análise, você notará outras características que se destacam das demais. 

Conteúdos que trazem elementos de interatividade, por exemplo, tendem a ser muito mais envolventes do que conteúdos estáticos. 

Ao perceber esses padrões, você pode otimizar seus outros conteúdos para torná-los mais adequados aos seus consumidores. 

Para tornar todo o processo mais sólida, certifique-se de usar  testes A / B . Eles permitem que você compare as variáveis ​​de seu conteúdo, deixando claro quais opções são mais adequadas. 

Imagine que você esteja planejando uma  campanha de email marketing  para anunciar um novo item em seu e-commerce.

Nesse caso, o conteúdo é o e-mail, e seu objetivo é fazer o destinatário clicar no link e visitar sua loja virtual, certo? Mas como você garante a melhor abordagem?

Executando testes A / B, você pode testar diferentes versões do mesmo conteúdo e identificar a mais apropriada.

O título deve ser mais ou menos formal? Você deve usar GIFs em sua mensagem? Como deve ser o design? Que tipo de CTA tem mais chances de converter a  buyer persona ? 

Medir e aplicar melhorias em seu conteúdo é um processo longo, mas traz resultados extraordinários. 

Com a aplicação das melhores técnicas, é possível potencializar o seu Content Engagement e gerar um público cada vez mais envolvido com a sua marca. Continue lendo para saber mais!

Quais são os melhores hacks para melhorar o engajamento de conteúdo

O conteúdo que você cria enfrenta uma vasta competição na internet, certo? Mas não se preocupe! 

Com uma estratégia sólida, é viável destacar sua marca e se tornar referência em seu nicho. 

Para isso, é necessário entender como o consumidor pensa e estimular seu engajamento. 

Crie confiança em torno da marca

No modelo de mercado atual, o cliente está no topo da hierarquia. Eles têm o poder de escolher entre várias opções ao pesquisar um produto no Google, por exemplo. 

Nesse processo de decisão, uma coisa que o usuário leva em consideração é a reputação da marca. 

Portanto, é importante investir em esforços de branding para construir confiança em torno de sua empresa. 

Uma estratégia de marketing de conteúdo pode ser eficaz nesse sentido, desde que você possa se posicionar como autoridade do sujeito. A ideia não é divulgar o serviço em si, mas mostrar que o cliente pode contar com você. 

Portanto, você deve produzir conteúdo de qualidade de forma consistente, fazendo com que o público se acostume com sua marca, sua  identidade visual e seus canais. 

Dessa forma, ao visualizar seu conteúdo na internet, o usuário terá mais motivos para consumi-lo. 

Conheça o seu público

O público da internet é vasto e diversificado, impossibilitando agradar a todos. 

Portanto, sua produção de conteúdo deve estar focada no público que é realmente importante para sua empresa: as pessoas com potencial para se tornarem clientes. É por isso que é essencial definir uma buyer persona. 

A persona é um personagem criado para representar o seu consumidor ideal e serve como um guia para decisões estratégicas na produção de seu conteúdo. 

Os atributos da persona devem ser levados em consideração ao decidir os canais que você ocupará, o estilo de linguagem que usará, etc. 

Dessa forma, você proporcionará experiências de grande valor ao consumidor, aumentando sua vontade de se engajar. 

Ofereça experiências de qualidade

Cada vez mais, a produção de conteúdo na internet tem como foco a criação de experiências. 

Tome como exemplo as várias apresentações ao vivo que se tornaram famosas durante o período de isolamento devido à Covid-19. Muitas marcas patrocinaram esses eventos virtuais para envolver seus seguidores nas redes sociais. 

Aliás, esse tipo de experiência ao vivo é uma tendência muito forte no ambiente digital. Mais conectado, o internauta moderno busca novas informações praticamente o tempo todo. 

Essa situação leva muitas empresas a investirem em   ferramentas de blog ao vivo para garantir taxas mais altas de engajamento. 

Outra ideia interessante é realizar outros tipos de  eventos pela internet , como palestras, cursos, entrevistas, etc. 

Com uma boa  ferramenta de transmissão ao vivo , você pode reunir um grande público em um ambiente extremamente favorável ao engajamento. 

Use conteúdo interativo

Finalmente, certifique-se de investir em  conteúdo interativo  em seus diferentes canais. 

Além de ser excelente para educar a buyer persona, coletar dados de clientes e impulsionar suas vendas, os materiais interativos alcançam taxas de engajamento incríveis. Afinal, eles são projetados em torno do estímulo à interação. 

Pense, por exemplo, em um ebook. No formato tradicional, o leitor consome todo o conteúdo sem interagir com ele de forma alguma. É uma conversa unilateral. 

No entanto, você pode adicionar elementos como  questionários  e  calculadoras  para tornar o e-  book interativo , criando vários pontos de engajamento ao longo da leitura. 

Quer um exemplo? Dê uma olhada neste e-book da SalesForce. Observe como, a partir de um design rico e conciso, o material oferece uma experiência de usuário interativa, permitindo ao leitor escolher a ordem de leitura e navegar pelo documento com maior liberdade. 

O Envolvimento de Conteúdo é uma peça central em qualquer estratégia de marketing na Internet. Se você puder medir, analisar e otimizar suas taxas de engajamento, aumentará consideravelmente o potencial de sua empresa. Para fazer isso, aproveite as dicas que passamos neste texto.