Estar presente nas redes sociais não é mais um assunto discutível, mas um dado para todas as marcas, independentemente do modelo de negócio ou do setor. Neste artigo, mostraremos os três principais benefícios do uso da mídia social e como ela pode transformar seu negócio de comércio eletrônico.

As oportunidades são infinitas, o que pode tornar a abertura de um perfil de negócios nas redes sociais assustadora. É por isso que nos concentramos nas etapas mais importantes que você precisa realizar para colher os benefícios das comunidades digitais e estar presente online desta forma.

A definição de conhecimento da marca mudou em 2021

O conhecimento da marca é importante para empresas em todos os níveis, não importa o quão forte seja sua presença no mercado. Vai além do reconhecimento pelos clientes de seus produtos nas prateleiras. Hoje em dia, o reconhecimento da marca significa garantir que seus clientes se identifiquem com sua marca.

As pessoas querem se refletir nas marcas que consomem e, mais importante, querem que as marcas se alinhem com seus valores e crenças. O tempo em que as marcas eram apolíticas e silenciosas sobre as questões sociais já passou e é aqui que as redes sociais brilham.

Mesa com livros em cimaDescrição gerada automaticamente

Ele permite que as marcas e seu público se comuniquem diretamente, em tempo real, sem o envolvimento de terceiros. As marcas não vendem mais produtos, elas vendem estilos de vida, e as pessoas que têm esses estilos de vida ou aspiram a eles, querem que as marcas usem sua influência e se manifestem quando uma injustiça é trazida à tona.

A mídia social ajuda as marcas a criar suas histórias e dar um novo nível à narrativa. As marcas podem mostrar todos os processos de bastidores e explicar como adquirem materiais, testam serviços e retribuem às suas comunidades. A abertura sobre os processos que seu público não conhecia antes se tornou a nova norma.

Vendo como o reconhecimento da marca envolve um processo longo e consistente, a mídia social é uma ótima plataforma para aumentar o reconhecimento do seu público. Publique sobre seus produtos e serviços em vários canais e alcance um público mais amplo, ao mesmo tempo em que desenvolve suas postagens anteriores, formando uma narrativa sobre sua marca.

Para um impacto ainda maior, você pode experimentar o marketing de influenciadores. Os influenciadores podem ajudá-lo a alcançar públicos diferentes, que não são necessariamente amplos, mas mais restritos em torno de sua indústria e tipo de produtos, o que é uma grande vitória para qualquer marca.

Baixos investimentos podem resultar em um rápido aumento na receita

Outdoors, comerciais de TV e artigos de RP ainda são muito caros, embora não forneçam nenhum tipo de feedback sobre quantas pessoas viram ou interagiram com seu anúncio. Além disso, com esses tipos de anúncios, você não pode escolher quem os vê, então não há como se concentrar em seus clientes em potencial.

Essas são as principais vantagens da publicidade em mídia social, mas a maior vantagem pode ser o baixo custo de fazer isso no Facebook, Instagram e Twitter. Com os anúncios permitindo que você segmente as pessoas com base em sua localização, idade, educação, interesses, estilo de vida, hábitos de compra e até mesmo o dispositivo que usam para acessar as redes sociais, esse tipo de publicidade rapidamente se tornou o favorito dos profissionais de marketing.

Quando uma campanha chega ao fim, você pode analisá-la e ver quem mais se envolveu com ela e personalizar sua buyer persona com base nesses resultados. Monitorar os comentários dos anúncios do Facebook pode lhe dar uma visão sobre as objeções dos usuários sobre seus produtos, enquanto uma resposta oportuna a eles pode salvar o rosto de sua marca e estimular o engajamento.

Afastando-se dos anúncios nativos, as mídias sociais também integraram lojas onde você pode vender seus produtos diretamente. Com o Instagram checkout e a loja no Facebook, você pode listar produtos à venda, vendê-los diretamente e gerenciar seu frete.

Todo o processo torna mais fácil para as pessoas descobrirem sua marca e concluírem as compras, tudo em uma única plataforma. Essa é uma grande vantagem das lojas de mídia social, já que você está indo para seus clientes, em vez de eles irem até você.

Xícara com bebida em cima da mesaDescrição gerada automaticamente com confiança baixa

Durante a pandemia, o mercado global de comércio social estimou um aumento de 31,4% e acreditamos que só continuará a crescer. Uma ótima dica é personalizar a experiência usando fontes, cores e chatbots personalizados.

Torne a experiência fácil e simples e inclua perguntas frequentes sobre seus produtos, serviços de pagamento e remessas nas descrições dos produtos.

Atendimento ao cliente que seus clientes não odiarão

A mídia social revolucionou o atendimento ao cliente, pois ofereceu aos clientes uma linha direta de comunicação com as marcas, bem como uma plataforma para que apresentassem suas queixas publicamente, sabendo que isso lhes traria resultados mais rapidamente.

Usando a análise de sentimento, você pode investigar a atitude em relação à sua marca nas redes sociais. Ao reunir as menções à sua empresa on-line e observar as quedas no sentimento, você pode responder rapidamente a qualquer crise possível.

Vendo como as pessoas esperam que as mídias sociais das marcas funcionem como uma plataforma de atendimento ao cliente, você deve se certificar de fornecer a elas uma experiência positiva. Certifique-se de responder às suas perguntas em tempo hábil, o que pode ser ajudado usando ferramentas de automação.

Se você receber o mesmo tipo de perguntas com frequência, inclua as respostas em suas respostas automatizadas. Você pode até dar um passo adiante e criar uma página de perguntas frequentes que responde a todas as perguntas em detalhes.

Além da velocidade, a segunda coisa mais importante é o resultado final. Certifique-se de que sua equipe de suporte ao cliente tenha acesso às suas mídias sociais para que possam fornecer ao seu público respostas reais, em vez de sua equipe de mídia social encaminhá-los para um número de telefone ou endereço de e-mail.

Seu suporte ao cliente nas redes sociais não para em mensagens privadas. Você também deve responder a todas as suas menções públicas - as positivas e negativas. Essa prática pode parecer entediante, mas pesquisas mostram que, quando as empresas se envolvem e respondem ao seu público nas mídias sociais, isso se traduz em clientes gastando de 20% a 40% a mais com a empresa.

Uma vez que o suporte ao cliente de qualidade tem um grande impacto sobre o seu público, é natural que você deva investir neste departamento e treiná-los sobre a melhor forma de lidar com as diferentes situações que eles podem encontrar.

O último conselho é trazer sua personalidade para isso. Não tenha medo de se desviar das respostas convencionais e adicione um pouco de calor em sua comunicação com o público.

Conclusão

A mídia social abriu muitas possibilidades para as marcas se conectarem com seu público e seria uma pena desperdiçá-las. Vendo como muitas pessoas já usa essas plataformas, é natural que você poste conteúdo lá e promova sua marca.

Criar uma base de fãs leais, espalhar o conhecimento sobre sua marca e aumentar a receita são objetivos alcançáveis ​​que a mídia social pode ajudá-lo a alcançar.