No início, pode parecer estranho que devemos direcionar para outros sites os usuários que estamos sempre lutando para atrair para nosso próprio domínio.

No entanto, quando percebemos a importância dos encaminhamentos de outras páginas para o sucesso da nossa, experimentamos uma mudança de perspectiva sobre links externos — um dos fatores mais importantes de uma estratégia de construção de links.

Na literatura científica, os artigos e pesquisadores mais relevantes são geralmente os mais citados em outras publicações, considerando que a reputação do árbitro também agrega valor ao trabalho mencionado e vice-versa.

Nos mecanismos de busca, a autoridade do site e a classificação de páginas têm princípios semelhantes. Neste artigo, você vai entender como isso funciona dentro do universo do Marketing de Conteúdo.

Confira os tópicos que preparamos:

  • O que são links externos?
  • Por que eu deveria me importar com esses links?
  • Qual a importância dos vínculos externos para resultados orgânicos?
  • Meus links de saída influenciam o SEO?
  • Quando os links de saída são essenciais?
  • Qual é a maneira correta de usar um link externo?
  • Como gerenciar seus links externos?
  • Como obter backlinks de qualidade? 7 táticas para você usar!

Continue lendo e confira!

O que são links externos?

Se os links internos forem hiperlinks conectados a outras páginas em seu site, os links externos são aqueles que apontam para diferentes domínios. 

São amplamente utilizados para expor a fonte de informações mencionadas, mas também podem ser indicações espontâneas de conteúdo que o autor considera relevante para o usuário.

Claro, há uma diferença entre referenciar e ser referenciado.

No primeiro caso, chamamos esses links de saída. No segundo caso, temos links de entrada ou, como são agora conhecidos, backlinks.

Fonte: Alexa

Como você pode ver, a única diferença entre os dois tipos de links externos é o domínio; ou seja, o link de saída do seu site é o link de entrada de outro e vice-versa.

No entanto, precisamos ter em mente que cada um deles tem um impacto diferente e desempenha um papel diferente em sua estratégia.

Por que eu deveria me importar com esses links?

Hiperlinks (ou hipertextos) são um dos recursos que moldam a internet. No entanto, eles só começaram a desempenhar um papel proeminente na chegada dos mecanismos de busca.

Os primeiros sites desta categoria apresentaram resultados em ordem alfabética ou organizados em assuntos, o que tornou o processo de pesquisa na web semelhante a uma consulta em qualquer biblioteca.

Posteriormente, novos mecanismos se destacaram por adotar soluções mais eficientes para lidar com o enorme volume de páginas que apareceram e reduzir o esforço dos usuários ao pesquisar online.

O mais bem sucedido deles foi o Google, cujo algoritmo usa o prestigiado sistema PageRank, um projeto desenvolvido pelos fundadores da empresa como estudantes na Universidade de Stanford.

Basicamente, essa tecnologia estima a relevância de uma página de acordo com a quantidade e qualidade dos links que apontam para ela.

Claro, vários outros fatores influenciam o ranking de sites no Google, mas, como vamos ilustrar ao longo deste artigo, links externos merecem atenção especial dos profissionais de SEO.

Qual a importância dos vínculos externos para resultados orgânicos?

Além de ser melhor indexado pelos mecanismos de busca, o conteúdo de alta qualidade tende a ser mais referenciado, pois apresenta informações importantes ao público e ao seu segmento. Este, portanto, deve ser o princípio da sua abordagem.

No entanto, considerando a notável influência dos backlinks no desempenho dos sites nos resultados de pesquisa, vale apostar em diferentes meios para aumentá-los.

No relatório SEO Trends 2020, Larissa Lacerda, editora-chefe do Rock Content Blog no Brasil, ilustrou a importância dessa prática para o desempenho dos posts da empresa.

"Na Rock Content, os esforços para obter links externos são contínuos e, durante anos, nos ajudaram a conquistar e manter a primeira posição para palavras-chave estratégicas e altamente competitivas".

Portanto, os profissionais de SEO não devem se restringir a configurações técnicas e otimizações de seu próprio conteúdo.

É importante entender as relações entre sites da sua área e construir um bom relacionamento com eles.

Meus links de saída influenciam o SEO?

Sabemos que os backlinks afetam diretamente o desempenho orgânico de suas páginas nos resultados de pesquisa, certo? Mas e os links de saída?

Alguns testes realizados por Moz sugerem que links de saída também contribuem para a "autoridade de domínio",um dos muitos fatores de classificação do Google.

No entanto, essa afirmação é um tanto controversa porque, embora a recomendação exista nas diretrizes do motor de busca,seu impacto direto no ranking nunca foi confirmado pela empresa.

De qualquer forma, o argumento de Moz alivia os profissionais de marketing que temem que esses links encurtem suas páginas e aumentem a taxa de rejeição.

No entanto, se essas informações são ou não verdadeiras, o fato é que existem várias outras boas razões para você usar links de saída.

Quando os links de saída são essenciais?

Se você quer que outros sites se conectem aos seus, é recomendável que você se conecte a outros, não acha?

No entanto, essa prática não se limita a uma mera atitude diplomática por parte dos produtores de conteúdo.

Se você quer que sua persona compradora encontre e desfrute do conteúdo que você posta em seu site, você não deve poupar esforços para tornar a experiência em suas páginas a melhor possível — afinal, sua persona não precisa fazer muito esforço para encontrar conteúdo semelhante na web.

Nesse sentido, chegamos a quatro situações em que o uso de links de saída é essencial. Confira!

Quando seu blog não é um especialista no assunto

A internet é um ambiente aberto, e não há como impedir que as pessoas a explorem — nem devemos tentar!

Por mais que seu blog ofereça uma grande quantidade de informações, certamente existem algumas questões que podem ser tangentes ao seu conteúdo, mas que não são exatamente a especialidade do seu negócio.

Nesses casos, se construir uma relação de confiança com seu público é importante para você, por que não dar a palavra para outro site que possa oferecer mais detalhes para quem está interessado no assunto?

Quando você cita dados e argumentos

Esta é provavelmente uma das melhores práticas mais negligenciadas na internet.

No entanto, em um momento tão marcado por notícias falsas, informar a fonte de dados, citações e notícias nunca foi tão importante.

Além disso, como estamos tentando oferecer uma melhor experiência no site, é fortemente recomendável inserir um link para o conteúdo original,seja pesquisa científica ou uma notícia.

Ao fazer isso, além de tornar as informações mencionadas mais transparentes, você deixa de corroborar a disseminação de rumores (eventos e pesquisas cujo endereço de origem nunca é mencionado), mas que às vezes ecoam até mesmo em grandes portais de comunicação.

Quando seu site usa conteúdo de terceiros

Não há problema em usar imagens ou vídeos de outras páginas em seu conteúdo, desde que este material tenha sido disponibilizado publicamente por seus autores e você lhe dê o devido crédito — o que, em um post, pode ser um link para a página onde o conteúdo foi originalmente publicado.

O uso de trechos de outros posts, no entanto, merece um pouco mais de atenção.

Quando muito longos ou muito numerosos na mesma página, eles podem ser entendidos como plágio pelos mecanismos de busca.

Quando você quer chamar a atenção de um parceiro em potencial

As ferramentas de Marketing Digital podem facilmente rastrear links externos. Dessa forma, assim como os pingbacks foram usados no passado, links de saída podem ser usados para demonstrar que sua empresa suporta outra empresa ou conteúdo e está disposta a compartilhá-lo com seu público.

Pode parecer uma abordagem "tímida", mas seus resultados podem ser significativos. Afinal, ao citar outros sites, você os encoraja a fazer o mesmo.

No entanto, isso não deve ser feito indiscriminadamente. Se o site vinculado não achar seu link conveniente, ele pode rejeitá-lo, então tente criar links relevantes, e isso faz sentido.

Qual é a maneira correta de usar um link externo?

Seja para links de entrada ou para links de saída, existem alguns parâmetros que influenciam o "peso" dos links externos no SEO, eles são:

  • autoridade do site: um link de um site proeminente pode valer mais do que vários links de sites menores;
  • número de links: o número de links externos é importante, mas seu valor é relativo em vista do item anterior;
  • coerência de conteúdo: links entre sites com temas muito diferentes não são considerados. Quando essa prática é frequente, eles podem penalizar domínios para uma possível prática do Black Hat;
  • texto âncora: o texto clicável dos links também deve ser consistente com o seu destino, pois pode influenciar a compreensão do Google sobre ele;
  • spam: links em comentários e serviços de registro automático são irrelevantes e também podem configurar spam.

Acima de tudo, use seus links naturalmente, inclusive quando estiver em parceria com outros blogs. Assim, repetições desnecessárias e inserções forçadas devem ser evitadas. Varie seus links e ancore textos com a experiência da página do usuário em mente.

Como gerenciar seus links externos?

Existem várias ferramentas para identificar e gerenciar links externos. Confira algumas sugestões abaixo!

Google Analytics

O Google Analytics apresenta uma série de funções para nos ajudar a otimizar os links em um site, incluindo a possibilidade de listar e rastrear todos os links externos presentes em nossas páginas.

Depois de adicionar a tag Do Google Analytics ao seu site, basta adicionar o script para essa função no cabeçalho da página.

Quando você fizer isso, todos os cliques em seus links externos serão listados no seu relatório de eventos.

Fonte: SEO Hacker

Console de pesquisa do Google

Para descobrir os links internos e externos do seu site, você pode usar o Search Console.

Basta selecionar a opção "Links" no menu lateral para verificar um relatório com os links externos e internos de suas páginas e algumas opções de gerenciamento.

Fonte: SearchVIU

Ahrefs

Para uma análise mais rica, o Backlink Checker da Ahrefs é uma das soluções mais recomendadas para profissionais de Marketing Digital.

A ferramenta apresenta um conjunto generoso de métricas que permitem analisar a qualidade de seus backlinks e palavras-chave.

Fonte: Ahrefs

Outras ótimas opções nesta categoria são:

  • Link Explorer;
  • Majestoso SEO;
  • Monitore backlinks.

Como obter backlinks de qualidade? 7 táticas para você usar!

Se você quiser obter links de outros sites, pense no conteúdo desejado por eles.

Para concluir este artigo, reunimos sete táticas para aumentar seus backlinks. Anote-os:

  1. tornar-se uma fonte de dados: mesmo que você não seja uma empresa de pesquisa, você pode fornecer insights relevantes para outros sites;
  2. use a técnica arranha-céus: basicamente, essa prática consiste em estudar conteúdo de alto desempenho (que tem muitos backlinks) e criar um novo ainda melhor;
  3. usar formatos de conteúdo desejáveis: testes, postagens "por que" ou "como fazer", infográficos e vídeos são os tipos mais referenciados;
  4. criar guias completos: se você quiser que outros sites mencionem sua página, diga tudo sobre o assunto em questão em um post limpo;
  5. corrigir links de conteúdo desatualizados: se sua empresa sofreu alguma alteração de domínio ou marca, você pode entrar em contato com os sites que se ligam às suas URLs desatualizadas e pedir-lhes que criem links para suas novas páginas.
  6. ser citado em listas e páginas de recursos: você pode solicitar links em portais que criam páginas com listas de sites, produtos e ferramentas;
  7. solicitar backlinks em menções não relacionadas: quando uma página menciona sua empresa ou seu conteúdo, mas não insere um link para o seu site, você também pode solicitá-lo.

Os links externos vão um pouco além das otimizações usuais e nos convidam a olhar além do nosso "cantinho na web".

Entre muitos outros aspectos, eles nos lembram da importância de focar na experiência do usuário e provam que um bom trabalho de SEO também depende de bons relacionamentos.

Todas as práticas mencionadas são muito relevantes para o sucesso do seu blog, mas há uma que certamente pode ser um divisor de águas para o seu negócio: conteúdo interativo!