Desde embalagens recicláveis até doações de caridade até direcionamento adequado à idade para o consumidor, as marcas há muito vêm tecendo esforços de marketing de responsabilidade social em seu plano de crescimento. A ideia é que você possa ganhar dinheiro fazendo a diferença – um ato de equilíbrio que as empresas devem gerenciar na era digital e no século XXI.

Um relatório global da Nielsen de 2015 revelou que os produtos que usam embalagens ecológicas eram um driver de compra para 41% dos entrevistados. Melhora, pois quase metade (45%) também considerou comprar mais de uma marca de consumo ecoconsciente, enquanto 59% disseram que os benefícios de saúde e bem-estar influenciaram suas decisões de compra.

Há, de fato, uma demanda crescente por empresas socialmente responsáveis. Mas o que é responsabilidade social no marketing? Envolve abordar fatores sociais, éticos e ambientais na promoção de produtos ou serviços e mostrar o impacto positivo e os benefícios diretos da oferta ao seu público-alvo.

Não importa seu nicho ou indústria, você pode usar uma estratégia de marketing social responsável para expandir seu negócio. Este artigo ajuda você a começar estabelecendo as características e componentes desse conceito e fornecendo razões para priorizar como ser socialmente responsável agora.

Como ser socialmente responsável: O Código de Ética da American Marketing Association

Como comerciantes e empresários, contribuímos para a vibração econômica de nossa comunidade, região e até mesmo país. Mas, além da realização de lucros, espera-se que forneçamos benefícios à sociedade de uma forma ou de outra.

Podemos concentrar nossos esforços de marketing para alinhar com essa expectativa. A American Marketing Association (AMA) é a organização se precisarmos de orientação sobre como empregar marketing socialmente responsável.

Aqui estão os valores fundamentais derivados de seu código de ética de marketing:

• Honestidade – Responsabilidade social e ética no marketing ditam que cumprimos as promessas citadas e implícitos em nossa mensagem de marketing. Isso inclui fazer afirmações verdadeiras sobre o que um produto ou serviço pode fazer.

• Responsabilidade – Reconheça que as decisões e estratégias de marketing afetam os stakeholders, como seus clientes e comunidade. As empresas socialmente responsáveis fazem do seu dever atender às necessidades de seu mercado-alvo. Um grande exemplo seria atender usuários de sites de forma diferente, sendo compatíveis com a Lei dos Americanos com Deficiência (ADA).

• Equidade – Táticas manipuladoras e enganosas não têm lugar no marketing ético. Por exemplo, uma agência confiável de marketing de responsabilidade social manteria práticas de otimização de mecanismos de busca (SEO) de chapéu branco e respeitaria a privacidade do usuário na coleta de dados.

• Respeito – A regra de ouro se aplica ao código de ética da American Marketing Association: trate os outros – membros da sua equipe, clientes, fornecedores, distribuidores e qualquer pessoa que contribua para seus esforços de marketing – como você deseja ser tratado. Espera-se que você valorize as diferenças individuais não importa a idade, raça, sexo, orientação sexual, etc.

• Transparência – Você não pode praticar marketing socialmente responsável sem esse elemento fundamental do código de ética de marketing. Qualquer empresa séria de marketing de responsabilidade social o aconselharia a comunicar sua mensagem claramente, informando as partes interessadas sobre os possíveis riscos e outros fatores que afetam as decisões de compra.

• Cidadania – É aí que a responsabilidade social corporativa (RSE) e a responsabilidade social no marketing se cruzam. Considerando o impacto ambiental, incentivar o comércio justo na cadeia de suprimentos e o voluntariado e doar para instituições de caridade fazem parte desse princípio.

O que é responsabilidade social corporativa?

A Investopedia define a responsabilidade social corporativa como um "modelo de negócio auto-regulante" que busca a responsabilização em relação aos aspectos econômicos, sociais, ambientais e outros afetados pelas práticas e políticas comerciais. Antes, era uma perseguição interna. Com o marketing de responsabilidade social, você se concentra em "atrair clientes que querem fazer uma diferença positiva com suas compras".


Cinco razões para o marketing social responsável é importante

Para que é responsabilidade social no marketing, e por que precisamos dela? Aqui estão as razões pelas quais é mais crucial do que nunca considerar os efeitos de nossas práticas de marketing e decisões sobre o meio ambiente e a sociedade:

Ter uma bússola moral como profissionais de marketing

A ética nos dá orientação sobre o que devemos fazer como profissionais de marketing. Nossa necessidade, desejo e objetivos para o marketing ético estão incorporados no código de ética de marketing. E com o código de ética da American Marketing Association como uma estrutura, você pode observar o marketing social responsável. Isso oferece um senso de direção à sua estratégia de marketing digital em cima de tendências e táticas.

Adaptando-se às mudanças no comportamento do consumidor

Este século viu os consumidores continuarem a ficar mais inteligentes quando se trata de suas escolhas. As pessoas estão comprando produtos e serviços que têm um impacto positivo em sua saúde e bem-estar, no meio ambiente e na sociedade. Isso envolve olhar para a cadeia de suprimentos que leva à produção, como se os produtos são de origem ética.

Se você não prestar atenção a essa mudança de demanda, você pode perder clientes para o negócio que faz. Ao aplicar ética no marketing, você está focado em ouvir e se adaptar às suas necessidades, ao mesmo tempo em que desenha aqueles que compartilham os mesmos valores que você.

Cobertura de fundamentos legais

É claro que uma boa empresa de marketing de responsabilidade social diria que o marketing de responsabilidade social vai além das questões legais. No entanto, ao seguir regulamentos como a criação de um site compatível com a ADA,você está cumprindo sua obrigação moral com todos os usuários online – sem exceções.

Abordando o impacto do mundo real

Ações, escolhas e decisões empresariais afetam suas comunidades. Apenas por essa métrica, você deve considerar cuidadosamente como ser socialmente responsável, aumentando seu impacto positivo, minimizando o negativo. Algo tão simples como mudar para embalagens recicláveis, contratar membros da comunidade marginalizados como funcionários e produzir bens sustentáveis pode fazer com que a bola de marketing ético seja rolando.

Construindo Confiança e Reputação

Por último, mas não menos importante, a construção de confiança e a gestão de reputação on-line são tanto uma razão para como eles são um benefício do marketing de responsabilidade social. Hoje, é vital manter uma imagem positiva e marca para cultivar uma base de clientes fiel. Por um favor, isso significa que você deve manter a ética no marketing e evitar o greenwashing, que se refere a práticas que fazem as empresas parecerem mais socialmente responsáveis do que realmente são.

Se você tem uma equipe interna ou está trabalhando com uma agência de marketing de responsabilidade social, certifique-se de que suas campanhas, promoções e atividades de marketing sejam autênticas e eficazes.


Dois exemplos de marketing socialmente responsáveis

Como você separa as empresas socialmente responsáveis das demais? Primeiro, você olha além do marketing e se concentra em toda a operação. Como apontamos anteriormente, algumas marcas e empresas podem parecer ecologicamente conscientes, especialmente nas mídias sociais,mas estão testando seus produtos em animais? Para onde vão os resíduos deles?

Claro, existem empresas que nos mostram a resposta para como será a responsabilidade social corporativa em ação? Aqui estão alguns exemplos de marketing socialmente responsáveis para inspirar e encorajar você:

Ben & Jerry's

O que é marketing social responsável e por que é importante para o seu negócio

Além de sorvetes deliciosos e outros produtos lácteos, a Ben & Jerry's é conhecida por seu ativismo social. Como esperado de uma marca com influência e impacto global, a marca expandiu sua cadeia de suprimentos para apoiar a diversidade racial e a equidade social. Sua estratégia de sourcing tem se zoneado na preservação do meio ambiente e na promoção do bem-estar animal.

Como o primeiro de nossos exemplos de marketing socialmente responsáveis, a Ben & Jerry's também possui uma certificação B Corp.

Taylor Stitch

O que é marketing social responsável e por que é importante para o seu negócio

Grandes empresas de fast-fashion podem vir à mente ao ponderar, o que é responsabilidade social corporativa? Mas uma marca relativamente pequena teve a chance de começar as coisas desde o início. A Taylor Stitch se esforça para fornecer materiais sustentáveis para suas camisas, projetá-las para durar muito, manter seu vestuário fora dos aterros sanitários e apoiar causas por meio de parcerias escolhidas.


Pronto para expandir sua responsabilidade?

Este artigo acaba de responder: O que é responsabilidade social no marketing? Nós também tocamos em por que é importante e lhe demos algumas ideias sobre o que vai acontecer se você ignorá-lo.

Grande ou pequeno, seu negócio pode fazer a diferença. Embora o conceito de marketing social responsável possa soar novo, esperamos que você tenha ganhado a confiança para enfrentá-lo na próxima vez que se encontrar com os tomadores de decisão da sua empresa. Uma das coisas que você também pode fazer é buscar ajuda de uma empresa de marketing de responsabilidade social.

Prosperar é uma agência de marketing de responsabilidade social. Trabalhamos lado a lado com empresas de todos os portes na gestão das partes móveis do marketing social responsável. É algo que conhecemos não apenas na teoria, mas também na prática, graças ao nosso valor de mais de 16 anos de compromisso com as práticas éticasde SEO e marketing web.