Muitas coisas mudaram ao longo dos anos no que diz respeito ao marketing digital . 

Enquanto páginas e mais páginas de conteúdo textual costumavam ser a única opção, o aumento do que é tecnicamente possível tornou mais fácil do que nunca criar uma experiência altamente rica que se destaca. 

Resumindo, encorajar seu público a participar de suas campanhas é crucial para obter uma resposta positiva. 

E como você faz isso? Conteúdo interativo , é claro.

Vídeos, questionários, apresentações de slides, eBooks e outros métodos semelhantes tornam mais fácil e mais eficaz para o seu público se envolver com as informações que você está apresentando de uma forma mais pessoal. 

O resultado final é:

  • Melhor taxa de resposta.
  • Maior nível de compreensão de sua mensagem.
  • Experiência do usuário aprimorada. 

Todas as coisas que qualquer profissional de marketing digital adoraria alcançar.

Neste guia, veremos o que é interatividade e por que é importante incluir conteúdo interativo ao criar um plano de marketing. Além disso, ofereceremos algumas dicas sobre como integrá-lo em suas campanhas. 

Pronto para começar? Vamos lá.

  • Em primeiro lugar, o que é interatividade?
  • Quais são alguns dos benefícios do conteúdo interativo?
  • Por que você precisa de um plano de marketing?
  • Criando um plano de marketing: 5 etapas a seguir
  • Como a interatividade pode beneficiar um plano de marketing?
  • Conclusão: Criando um Plano de Marketing e Usando Conteúdo Interativo para Melhores Resultados

Em primeiro lugar, o que é interatividade?

Interatividade é o processo de envolvimento com o conteúdo de uma maneira que vai além da simples leitura do texto em uma página. 

Alguns bons exemplos incluem calculadoras, questionários, vídeos, apresentações de slides e conteúdo para download. E esses são apenas alguns exemplos curtos. 

Até mesmo podcasts podem ser considerados interativos, pois vão além de apenas receber texto em uma tela. 

Mas isso não significa que seu conteúdo interativo tenha que ser apenas online. 

Muitas grandes marcas obtiveram sucesso ao oferecer aos clientes oportunidades de envolvimento empolgantes, como lojas pop-up e experiências de marca limitadas . 

No entanto, há um fator-chave que torna o conteúdo interativo único - dá às empresas a chance de coletar dados em tempo real com base nas várias maneiras como o usuário interage com as opções disponíveis. 

Para as marcas, essa pode ser uma ótima maneira de descobrir mais sobre seu cliente ideal e ajustar sua buyer persona de acordo. 

Afinal, se o conteúdo interativo que você está criando inclui maneiras de coletar dados adicionais de seu mercado-alvo, então você pode usar essas informações para melhorar e ajustar campanhas futuras para uma melhor taxa de resposta.

Quais são alguns dos benefícios do conteúdo interativo?

Adicionar conteúdo interativo às suas campanhas de marketing é benéfico por vários motivos. 

Isso não apenas torna mais fácil para os clientes se sentirem mais conectados com sua marca , mas também permite que eles entendam a mensagem geral de uma forma que os motive mais em sua jornada de compra exclusiva. 

Mas não é aí que os pontos positivos terminam. Alguns outros benefícios a serem considerados incluem: 

Maior envolvimento

Quando o visitante tem a oportunidade de participar das informações que está recebendo, aumenta a probabilidade de que ele absorva sua mensagem, instruções ou orientações mais rapidamente. 

Além disso, o conteúdo interativo gera curiosidade e entusiasmo sobre sua marca.

Conversões aumentadas

A troca de valor é importante no marketing digital. 

Por exemplo, ao pedir aos clientes que forneçam seus endereços de e-mail em troca de acesso ao conteúdo interativo, você está conseguindo essa troca. 

Por sua vez, isso lhe dá a oportunidade de aumentar sua taxa de conversão e ver melhores resultados gerais.

Melhor educação do consumidor

O conteúdo interativo é uma excelente maneira de apresentar detalhes importantes sobre seu produto ou serviço de uma maneira fácil de entender, divertida e única.

Melhor análise de dados

Como mencionamos brevemente acima, a capacidade de coletar dados conforme o usuário toma certas decisões em sua jornada de conteúdo interativo pode tornar muito mais fácil entender gostos, desgostos, preferências, etc.

Maior Diferenciação de Mercado

O conteúdo interativo vem em muitas formas. 

Ao usá-lo como parte de sua estratégia geral de marketing, você pode garantir que sua empresa se destaque da concorrência.

Maior compartilhamento

Seus clientes gostam de conteúdo divertido e único. 

Na verdade, eles têm muito mais probabilidade de compartilhar conteúdo interativo do que conteúdo estático . 

Isso significa que, simplesmente adicionando esse tipo de mídia à sua abordagem, você pode ajudar a melhorar o alcance total do público de sua marca.

 

Por que você precisa de um plano de marketing?

Criar um plano de marketing é uma parte crucial do sucesso de qualquer marca em marketing digital. 

Afinal, você não embarcaria em uma longa viagem sem um mapa, certo? 

Os planos de marketing oferecem muito mais do que apenas ideias do que você espera realizar com suas campanhas. 

Eles oferecem a capacidade de manter sua equipe na mesma página em termos de metas e estratégias. 

Além disso, eles geralmente incluem o porquê e como está por trás do método que você está usando para atingir seus objetivos. 

As empresas que não usam planos de marketing muitas vezes se encontram em uma situação em que não conseguem executar com eficácia o que é importante para sua estratégia.

Pense nisso como a diretriz final da sua marca quanto a:

  • O que você vai realizar.
  • Como você vai chegar lá
  • E as etapas que sua equipe executará ao longo do caminho. 

Quando se trata de adicionar conteúdo interativo à sua estratégia de marketing digital, seu plano de marketing é importante para acompanhar a criação, o lançamento e a análise. 

Sem este guia para explicar o que você está fazendo e como o fará , pode ser difícil manter o foco. 

E é por isso que você definitivamente vai querer ter um plano de marketing para suas campanhas de mídia digital.

Criando um plano de marketing: 5 etapas a seguir

Agora que discutimos por que sua marca precisa de conteúdo interativo e que você precisa de um plano de marketing para chegar lá, vamos entrar no processo de quais etapas você precisa seguir. 

Embora essa seja uma boa estrutura para qualquer empresa , é importante lembrar que algumas etapas podem não se aplicar. 

Por exemplo, se você já tem uma persona do comprador clara em mente, talvez não precise gastar tanto tempo nessa área.

Confira: 

1. Analise seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças (SWOT)

Quando se trata de criar um plano de marketing, você deve começar formulando uma análise SWOT. 

Como um acrônimo, o documento inclui seções para considerar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças de sua empresa. 

Projetado para ajudar as marcas a analisar onde estão atualmente no mercado e identificar quaisquer áreas potenciais de melhoria, essas informações tornam mais fácil ver onde pode ser necessário ajustar a mensagem da sua marca ou aumentar um nível específico de foco. 

Além disso, não tenha medo de fazer dois relatórios de análise SWOT diferentes: um para sua marca como um todo e um específico para uma campanha ou público.

2. Estabeleça metas claras

Em seguida, você desejará estabelecer metas para seus esforços de marketing. 

Isso deve ser alcançável e claro - não apenas que você deseja aumentar as conversões ou obter novos clientes. 

Sua análise SWOT deve facilitar a identificação das áreas que precisam de mais atenção e prioridade em suas campanhas de marketing. 

A partir daí, decida uma meta final e quaisquer metas menores que você espera alcançar ao longo do caminho. 

Em seguida, mapeie o processo de como sua marca vai chegar lá , começando com o status atual e trabalhando em cada etapa lógica até chegar ao resultado final. 

Agora, é importante lembrar que seus objetivos provavelmente serão uma parte fluida de sua campanha de marketing geral. 

Conforme você começa a obter mais feedback e dados dos resultados, poderá ajustar as coisas de acordo.

3. Defina sua personalidade de comprador alvo

Depois de saber o que deseja alcançar e como planeja chegar lá, você precisará identificar claramente sua buyer persona-alvo. 

Não, este não é apenas o seu cliente ideal. A buyer persona é uma representação fictícia do que seus clientes reais podem pensar, agir ou dizer sobre um assunto específico. 

Crie um pequeno cenário que descreva os pensamentos do comprador sobre seu produto ou serviço, como ele atende às necessidades dele e outras partes relacionadas ao estilo de vida que seriam pertinentes à criação de conteúdo de sua equipe. 

Você pode até dar um nome a esse comprador fictício para rastrear e adicionar detalhes adicionais. Quanto mais melhor! 

Na verdade, você provavelmente terá três ou mais buyer personas diferentes ao concluir esta etapa. 

Porque? Quanto melhor você esclarecer para quem está direcionando seu conteúdo e mensagem, mais fácil será aprimorar uma mensagem e voz que ressoa com eles.

 

4. Defina sua estratégia de marketing de conteúdo

Até este ponto do processo, você determinou onde sua empresa está atualmente, as metas que deseja alcançar e quem deseja comprar de você. 

Agora é hora de começar a definir sua estratégia de marketing de conteúdo. 

Com isso, queremos dizer que você deve pensar sobre:

  • Tipos de conteúdo que você deseja criar
  • Mensagem que você deseja enviar
  • Canais que você planeja usar. 

Quando se trata de conteúdo interativo, é aqui que você começa a decidir que meio vai usar e como vai criá-lo. 

Por exemplo, digamos que você queira criar três vídeos interativos para promover a educação do comprador, um questionário online para melhor personalização e uma experiência offline que se conecta de forma coesa com o resto da campanha. 

Essa é a parte do seu plano de marketing que deve incluir esses detalhes e ainda mais. 

Adicione elementos como quem você planeja concluir o trabalho, como uma equipe interna ou uma agência de criação externa. 

Você também deve adicionar datas de lançamento propostas, um calendário editorial e como planeja promover o conteúdo. 

E gastar tempo extra nesta parte do processo também não é uma má ideia. 

Afinal, essa será a cola que manterá toda a sua campanha unida, então você quer ter certeza de que ela seja o mais detalhada possível.

5. Resultados pós-lançamento e indicadores-chave de desempenho (KPIs)

A última parte de seu plano de marketing é realmente aquela de que você precisa para controlar se as coisas estão funcionando bem com suas campanhas. 

Mas não é algo que você queira esperar antes de lançar sua campanha. 

Em vez disso, tenha um plano claro de quais ferramentas você usará para rastrear análises e quais indicadores-chave de desempenho (KPIs) são mais importantes para você. 

Isso pode ser qualquer coisa, desde um aumento percentual nas conversões ou até mesmo um aumento no tráfego. 

Talvez seus objetivos envolvam obter um determinado número de leads de uma fonte específica ou ver um aumento no número de visitantes de uma área local. 

O que está incluído nesta seção de seu plano de marketing dependerá muito de seu nicho, indústria, criação de conteúdo e metas gerais. 

No entanto, seu foco principal ainda deve ser o que você deseja realizar, como chegará lá e quais dados você precisa analisar para ver se tudo está funcionando bem.

Como a interatividade pode beneficiar um plano de marketing?

Há várias maneiras de incluir conteúdo interativo em seu plano de marketing para beneficiar seus resultados gerais. 

Aqui estão alguns itens importantes a serem considerados:

Maior Personalização e Teste

Depois de saber quem são suas buyer personas e seus objetivos gerais, você pode usar o conteúdo interativo para criar uma mensagem que seja pessoal e que ressoe mais diretamente. 

A parte interessante sobre isso é que ele permite que você crie várias formas do mesmo conteúdo interativo e, em seguida, faça um teste A / B para ver qual funciona melhor.

Melhores Resultados

Ao adicionar conteúdo interativo ao seu plano de marketing, você pode executar a criação de maneira mais fácil e com menos problemas. 

O resultado final são melhores resultados e uma maior resposta de seus clientes.

Feedback aprimorado em tempo real

Determinadas formas de conteúdo interativo também ajudam a medir os resultados de seu plano de marketing com mais eficiência. 

Quando você tem acesso ao feedback de seu público em tempo real, é mais fácil fazer pequenos ajustes ao longo do caminho que podem resultar em grandes resultados.

Conclusão: Criando um Plano de Marketing e Usando Conteúdo Interativo para Melhores Resultados

No final das contas, criar um plano de marketing é crucial para o seu sucesso como marca. 

Adicionar o elemento de conteúdo interativo apenas torna mais fácil para você se conectar com seu público-alvo e obter melhores resultados.