Você já ouviu falar sobre SEO para imagens do Google? 

Sim: técnicas para otimizar seu  conteúdo visual  para melhor classificação nas páginas de resultados de pesquisa. Você está familiarizado com eles?

Se sua resposta for não, é hora de mudar isso. Principalmente após uma mudança no Google, que pode aumentar significativamente o tráfego por meio de imagens. 

Como 1 em cada 3 buscas na Internet envolve imagens , há um enorme potencial para o tráfego de rede a ser alcançado com o Imagens do Google. Se seu site estiver preparado para isso, seus resultados podem ser surpreendentes.

Mas, para isso, é necessário seguir uma série de etapas para adaptar suas imagens aos estritos requisitos do Google. 

Para ajudá-lo, preparamos um guia completo. Aqui, você verá:

Pronto para ir?

Por que usar SEO para imagens do Google em seu blog ou site corporativo?

Não podemos mentir: trabalhar para otimizar seus arquivos de mídia para os motores de busca é muito cansativo.

Vale a pena? O SEO para imagens do Google é recompensador e trará vantagens para sua   estratégia de marketing de conteúdo ? 

Acreditamos que sim e temos 3 excelentes argumentos para convencê-lo também!

É uma fonte adicional de tráfego

Em 2013, o Google anunciou uma mudança no sistema de Imagens do Google, implementando um botão “View Image”. 

Se o usuário clicou ali, ele foi direcionado para a  URL  da imagem em questão, não visitando o site de origem.

Nos meses que se seguiram a essa mudança, o tráfego geral de visitas do Google Image caiu muito. No entanto, em fevereiro de 2020, a empresa anunciou uma nova mudança que reverteu a situação: não existe mais o botão “Ver imagem”, que obriga os usuários a acessar os sites para encontrar a mídia em tamanho real.

O resultado? Um aumento geral  de 37%  nas visitas ao site por meio do Imagens do Google. 

Impressionante, não é?

Com esse novo fluxo de pessoas sendo direcionadas aos sites, quem consegue se destacar no Imagens do Google pode ganhar uma fonte adicional de  tráfego .

Ajuda o seu conteúdo a se tornar viral

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. Pode até não ser verdade, mas os elementos visuais têm um poder incrível de  se tornarem virais .

Por exemplo, postagens com imagens geralmente ganham  650% mais engajamento do  que artigos apenas com palavras.

Mais envolvimento significa mais chances de o conteúdo se  tornar viral,  aumentando seu alcance online.

Mas para que isso aconteça, as pessoas precisam encontrar suas imagens no Google. E isso só vai acontecer após a otimização - e muito trabalho.

Reduza o tempo de carregamento do seu site

Mesmo que não tenha interesse em capturar tráfego por meio do Imagens do Google, você pode se beneficiar com as dicas deste artigo.

Falaremos sobre isso mais tarde, mas uma das  técnicas de SEO  para imagens envolve  diminuir o tamanho dos arquivos . 

Com fotos leves, sua página carrega mais rápido, o que melhora a experiência do  usuário  e é recompensado pelo Google.

Em outras palavras: trabalhar com SEO para imagens do Google ajuda seu site como um todo a se classificar melhor.

Então, você está convencido agora? Em caso afirmativo, continue lendo este artigo para saber como classificar melhor suas imagens na internet!

Como otimizar suas imagens para serem encontradas no Google?

Agora que você entendeu a importância de trabalhar com SEO para Imagens do Google em seu site ou blog, a grande questão é: como faço isso? Quais são as melhores práticas para garantir uma boa classificação de suas imagens?

A seguir, listamos  as melhores dicas para otimizar o ranking de suas imagens , levando em consideração os elementos considerados pelo Google. Vê-los!

Nome do arquivo de imagem

O primeiro elemento para a classificação das suas imagens começa no seu computador, antes mesmo de a imagem ser enviada para os seus servidores:  o nome do arquivo .

Para otimizar suas imagens para o Google, precisamos entender a limitação dos rastreadores de mecanismos de pesquisa. 

Eles são excelentes para entender o texto e a relevância de determinado conteúdo usando um algoritmo e dando valor às palavras-chave.

No entanto, eles ainda estão aprendendo a ler imagens. Na verdade, pense um pouco sobre este problema: como comunicar o conteúdo de uma imagem para um bot?

Por exemplo, imagine que um rastreador leia o código HTML do seu novo artigo, que fala sobre os diferentes tipos de sacolas disponíveis no mercado.

Você seleciona uma bela imagem de uma bolsa para ilustrar o trecho que explica esse tipo de mala ao seu leitor. 

No entanto, o nome do arquivo é “IMG448.png”. O que o rastreador terá acesso é:

Como você pode ver, essas informações não são muito úteis para explicar o conteúdo da imagem que você usou no artigo. Agora veja como o código ficaria se o arquivo tivesse um nome melhor:

  •  

Mesmo sem ver a imagem, dá para imaginar como fica um nome assim, certo?

Legenda da imagem

Você sabia que as legendas das imagens são lidas, em média,  300% mais do  que o conteúdo do texto em si?

Isso significa que as legendas são excelentes oportunidades para envolver seus leitores. E o Google também.

O próprio mecanismo de busca admite que usa  legendas para extrair informações para, então, tentar entender a imagem . 

Lembra que o rastreador não consegue ver a imagem? Portanto, qualquer elemento escrito ajudará a comunicar com a IA o que está nesse conteúdo.

Isso não significa que você deva colocar legendas em 100% das imagens de seus artigos, mas deve usar esse recurso toda vez que tentar classificar um arquivo visual específico.

O segredo para escrever uma boa legenda é inserir informações que:

  • ajuda a entender o conteúdo da imagem;
  • inclui a palavra-chave que você deseja classificar;
  • complementa o conteúdo do artigo.

Voltemos ao nosso exemplo de texto sobre diferentes bolsas. A mesma foto de uma bolsa de couro marrom pode ilustrar dois tipos de conteúdo: um com malas de trabalho e outro para turistas.

Uma boa legenda para um artigo com dicas para viajantes seria algo assim:

“O viajante pode carregar uma bolsa de até 22 libras no avião”.

Esta  legenda explica o conteúdo da imagem  (é uma bolsa),  inclui a palavra-chave  que queremos (“bolsa”) e  complementa o conteúdo do artigo  especificando que se trata de uma foto que relaciona bolsas e turismo.

texto alternativo

Todas as imagens na internet possuem um  atributo ALT , que é usado para descrever seu conteúdo.

Este é o fator mais importante ao fazer SEO para Imagens do Google.

O texto alternativo serve para descrever o conteúdo da imagem em questão. É útil porque ajuda as pessoas com deficiência visual (e aqueles que usam leitores de tela) a entender o conteúdo, mas também é exibido quando o navegador do usuário não consegue carregar o arquivo de imagem por algum motivo.

É também outro fator que o Google usa para tentar entender uma imagem e sua relevância para o usuário.

Ao escrever o conteúdo do atributo alt, é importante descrever o que está na imagem de forma objetiva e breve, de preferência usando a palavra-chave que queremos classificar (mas sem excessos). Veja um exemplo:

  • ruim: ””
  • ruim: ”mochila
  • bom: ”bolsa

Contexto da imagem

De acordo com o Google, um dos elementos do SEO para o Google Images é o  contexto em que a imagem é usada .

A figura deve ser adicionada ao seu artigo na parte em que for mais relevante.

Isso ocorre porque o algoritmo do Google usa o conteúdo dos parágrafos próximos à imagem como um contexto para entender seu conteúdo.

Portanto, se você está falando em “Melhores Plantas para um Apartamento”, por exemplo, recomenda-se inserir a foto de uma dessas plantas no contexto.

A mesma imagem não será muito útil, nem terá a mesma força se adicionada perto de parágrafos sobre “tipos de vasos” ou “ferramentas de jardinagem”.

URL da imagem

Lembra quando mencionamos a importância de estruturar a URL do seu site corretamente para melhor classificação no Google? A lógica é a mesma quando falamos de imagens.

É por isso que as dicas que demos antes também são úteis quando queremos classificar no Google Images.

O importante é  organizar a URL de seus arquivos de mídia de forma lógica e concisa , para comunicar rapidamente ao mecanismo de busca que essa é uma imagem e seu conteúdo.

Engajamento de imagem

Imagine que você procura por “mochilas infantis” nas Imagens do Google. Você começa a olhar os resultados e uma foto específica chama sua atenção no final da lista: é uma mochila azul com um adesivo engraçado colocado nela.

Você clica na imagem e depois vai para a página onde ela está hospedada para ler o artigo.

Poucas semanas depois, você faz a mesma pesquisa e, surpresa, aquela imagem que ficava no final dos resultados, agora está no topo. O que aconteceu?

Basicamente, seu clique (e de muitas pessoas) informou ao Google que aquela imagem é relevante. 

Nesse caso, o adesivo engraçado chamou sua atenção e de outros usuários, o que gerou mais cliques e relevância para a foto.

É por isso que é importante usar imagens originais e impactantes em seu site e otimizá-las para classificação. Esses são os números que irão gerar mais  engajamento  e melhor classificação.

Dimensões da imagem

Teste agora mesmo: abra uma nova aba em seu navegador e procure alguma imagem no Google. Podem ser, por exemplo, “cachorros”.

Você notou algum padrão além do fato de que todas as fotos são extremamente fofas? 

Se você prestar atenção, deve ter notado que a  grande maioria das imagens mostradas tem mais ou menos as mesmas dimensões .

O Google tende a favorecer imagens retangulares, em proporções como  16: 9  ou  4: 3 .

Isso faz com que dimensões como  1366 x 768 (16: 9) ou 720 x 480 (4: 3)  tenham uma classificação melhor do que imagens totalmente fora do padrão (como algo muito horizontal ou muito vertical).

Se essas dimensões lhe parecem familiares, é porque são: Os formatos 16: 9 e 4: 3 geralmente são usados ​​em resoluções de vídeo como TVs, filmes e no próprio YouTube.

Tamanho do arquivo

Você já sabe que o  tempo de carregamento de uma página  é um fator essencial para classificá-la no Google. Quanto mais lento, pior é o posicionamento. 

Quanto mais rápido, melhor.

O que você talvez ainda não saiba é que as imagens em uma página são o principal fator que influencia o tempo de carregamento.

Isso significa que imagens leves têm melhor classificação do que arquivos maiores, o que cria a necessidade de compactar e reduzir o tamanho do arquivo de mídia.

Existem ferramentas para ajudá-lo a fazer este trabalho. O mais famoso é o Photoshop, da Adobe, mas é um software pago. 

Confira abaixo uma lista de alternativas gratuitas que fazem o mesmo trabalho:

Metadados de imagem

Cada imagem contém uma certa quantidade de informações armazenadas, geralmente geradas pelo dispositivo que a capturou.

Uma foto tirada com uma câmera armazena informações como o tempo de exposição, o tamanho da abertura do obturador, se você usou um flash ou não, etc.

Essas informações são chamadas de metadados e são úteis para muitas coisas, mas não são muito importantes se não estivermos falando sobre os aspectos técnicos da fotografia.

É por isso que é vital limpar esses metadados que não são tão importantes para você, diminuir seu tamanho e tornar o tempo de carregamento mais rápido.

Você pode fazer isso facilmente:

  • clique com o botão direito sobre o arquivo da imagem em seu computador, indo em  Propriedades;
  • em seguida, vá para  Detalhes . Você encontrará uma opção para remover os metadados do arquivo;
  •  selecione um por um ou verifique todos de uma vez, e é isso!

Compartilhamento de imagem

Um fator curioso que aumenta o ranking de uma imagem é o número de vezes que a mídia foi reproduzida em outros sites por meio de incorporações.

Embed é uma tag HTML que permite que um arquivo de mídia (foto, música, vídeo) de um site seja incorporado em outra página. 

Quanto mais isso acontece com uma imagem, mais o Google a vê como relevante e melhor se torna a classificação .

Isso é extremamente útil quando fazemos  infográficos  e outros materiais visuais ricos. Uma boa ideia é facilitar e incentivar a incorporação dessas mídias em outras páginas para melhorar sua classificação no Imagens do Google.

Posicionando a imagem na página

Já mencionamos que a posição da imagem no artigo em que está inserida é fundamental para o seu ranking no Google. 

Isso ocorre porque o conteúdo dos parágrafos ao lado da figura ajuda a fornecer contexto para o mecanismo de pesquisa.

No entanto, outro elemento de posicionamento garante uma classificação melhor ou pior para uma imagem:  se ela está perto do topo da página ou não .

O Google recomenda que a imagem principal do seu artigo, a que melhor complementa o seu conteúdo, fique perto do topo da página. Dessa forma, terá o maior impacto no ranking e fortalecerá a palavra-chave que deseja destacar.

Textos dentro da imagem

O Google não recomenda colocar uma grande quantidade de texto dentro da imagem que você deseja classificar. Isso acontece por dois motivos:

  1. os rastreadores do mecanismo de pesquisa não podem ler este conteúdo. Isso o torna “inútil” em termos de classificação, pois está disponível apenas para o usuário;
  2. este texto não está disponível para as ferramentas de tradução automática do Google, o que pode piorar a acessibilidade e a experiência do usuário, o que afeta a classificação da página.

O  mecanismo de busca recomenda que o texto importante esteja em HTML , acessível ao rastreador e oferecendo contexto para as imagens.

No caso dos infográficos, é importante lembrar que eles devem vir acompanhados de artigos que contenham informações úteis e expliquem o conteúdo, fornecendo o contexto que o Google solicita.

Imagens responsivas

Há algum tempo, mais pesquisas têm sido feitas no Google a partir de  dispositivos móveis  , como smartphones ou tablets, do que de desktops.

Os dispositivos móveis não são mais o “futuro da Internet”, mas o presente. E se o seu site não responde a isso, então você tem um grande problema de classificação em suas mãos.

Sites que não respondem são penalizados pelo Google  e não aparecem com destaque nas pesquisas de dispositivos móveis. O mesmo acontece com as imagens do Google Images.

Se você usa uma versão do  WordPress  superior a 4.4 para gerenciar seu site ou blog, isso não é um problema para você, porque esta versão já formata imagens como responsivas por padrão.

No entanto, se este não for o seu caso, você deve fazer isso manualmente usando o  atributo srcset . O Google ensina como fazer isso nesta página!

Relevância da imagem

Os avanços da inteligência artificial para identificar o conteúdo de uma imagem impressionam, mas sua aplicação no mercado ainda é hesitante. Hoje, são apenas alguns bots ou algoritmos que podem “ler” uma foto.

Com o Google é a mesma coisa, como já dissemos. A diferença é que o algoritmo do Imagens do Google já pode fazer algum tipo de busca visual para identificar se aquela imagem é ou não o que o usuário está procurando.

O sistema não é muito sofisticado, mas é bom o suficiente para não mostrar a imagem de um filhote (mesmo com todas as otimizações de SEO possíveis) em uma busca “Torre Eiffel”, por exemplo.

Portanto, use a imagem que você realmente deseja usar. Se for um artigo sobre venda de carros, use a imagem de um carro e não qualquer foto de outro assunto.

Dados estruturados

O Imagens do Google usa o sistema de dados estruturados para criar certos “selos de destaque” para otimizar a experiência dos usuários.

Funciona assim: se você fizer um artigo a partir de um dos temas compatíveis com os carimbos do Google, poderá usar os dados estruturados em suas imagens. 

Assim, eles ganharão o selo e indicarão ao usuário que é exatamente o que procuram.

O Imagens do Google é compatível com 3 tipos de dados estruturados:

Isso significa que se sua imagem está relacionada a um desses assuntos, você pode usar os dados estruturados para ganhar o selo e ver sua imagem melhor classificada no Imagens do Google.

Por exemplo: se você tem um site de receitas especializado em chocolate, pode usar os dados estruturados para dar às suas imagens o selo de “receita”. 

Portanto, se alguém pesquisar “receita de bolo de chocolate” no Imagens do Google, terá uma chance maior de entrar no seu site, pois a foto indicará que é o que a pessoa deseja.

Open Graph e Twitter Card

Lembra que dissemos que quanto mais a imagem do seu site é incorporada em outras páginas, mais relevante ela é para o Google?

Bem, é verdade. Se você criar  conteúdo de qualidade , ele será compartilhado organicamente por seus leitores nas redes sociais. 

Isso significa que você pode ter suas imagens incorporadas repetidamente com esses compartilhamentos.

Para fazer isso, você precisará configurar corretamente as metatags das imagens para as redes sociais através do Facebook Open Graph e do Twitter Card.

Mapa do site de imagem

Um mapa do site é uma ferramenta essencial para o SEO da sua página. Ele indica ao rastreador do Google a hierarquia dentro do seu site e como ler seu conteúdo com prioridade.

Você provavelmente tem um desses em seu blog ou site. Mas você sabia que pode criar um sitemap exclusivo para suas imagens? 

O próprio Google recomenda isso. O mecanismo de busca incentiva e  ensina como criar um mapa do site de imagem  para facilitar o trabalho do rastreador de encontrar seus arquivos de mídia e, claro, garantir uma melhor classificação do seu site.

Pesquisa segura

Cada vez que uma imagem ou página é marcada como negativa ou bloqueada por um usuário, o Google marca um “ponto negativo” para o SEO do seu site ou a mídia em questão.

Como a internet tem basicamente tudo, é comum os pais se preocuparem com o conteúdo que seus filhos acessam online. 

Para isso, o Google criou o SafeSearch, que  filtra materiais inadequados para crianças de seus resultados de pesquisa .

Portanto, se uma imagem inadequada para menores for exibida em um dispositivo SafeSearch, esse conteúdo será marcado como negativo e bloqueado. E isso diminuirá sua classificação geral.

Por isso, se o seu site trabalha com imagens impróprias para menores, você  precisa indicá-las ao Google para não sofrer punições . 

Uma das maneiras mais simples de fazer isso é agrupar todas essas mídias em um local de URL comum.

Por exemplo:

  • http // www.yoursite.com / adult / image.png

Em seguida, no mapa do site de sua imagem, indique ao Google que esse conteúdo é adulto.

Outra forma é usar metadados para marcar suas páginas como conteúdo adulto. Todas as imagens lá serão filtradas pelo SafeSearch e não serão exibidas para os usuários com o sistema ativado, o que evita que você sofra punições.

Formato de imagem

Nem todo formato de imagem pode ser capturado pelo Imagens do Google. Portanto, use o formato correto se quiser ser classificado de maneira adequada.

Os aceitos são os seguintes:

  • JPEG;
  • PNG;
  • MBP;
  • GIF;
  • WebP;
  • SVG;
  • imagens in-line.

Formatos como TIFF ou Raw, por exemplo, mais usados ​​em fotografia profissional, não aparecem nas Imagens do Google.

O formato mais usado é o JPEG porque tem a maior capacidade de compressão e pode entregar arquivos com tamanhos pequenos. Porém, como ponto negativo, não funciona com transparências, como GIF e PNG.

Fatores gerais de classificação do site

Listamos até agora 20 fatores exclusivos de SEO para Imagens do Google. Mas o que torna o algoritmo do Google tão rico e eficaz é que tudo é contextualizado.

Isso significa que um elemento favorece ou prejudica outros, e o ideal é que tudo funcione em conjunto para obter o melhor resultado possível. 

Ou seja: os fatores gerais de classificação do seu site contribuem para o desempenho da mídia no Imagens do Google.

Se sua página for otimizada para aparecer no Google, você ganhará pontos nas buscas de imagens. Caso contrário, você terá problemas para obter resultados consistentes com sua mídia.

É por isso que é ideal para fazer um trabalho completo, cobrindo todos os elementos ao redor do seu site.